A Qualicorp (QUAL3) anunciou na tarde deste sábado (20) uma “solução definitiva” para encerrar as investigações sobre o Operações Paralelas 23 Isso é Trino – uma década após a ocorrência do suposto desfalque.
O conselho de administração da empresa aprovou acordo de leniência — mecanismo anticorrupção firmado entre infratores confessos e órgãos estatais — com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU).
Dentre as obrigações previstas, a Qualicorp deverá pagar aproximadamente R$ 43,5 milhões à União a título de multa e reparação.
O valor deverá ser atualizado pela inflação, medida pelo IPCA, até a data da assinatura do acordo, com pagamento em 12 parcelas mensais corrigidas pela Selic.
Além disso, a empresa deve fazer “algumas melhorias” no programa de integridade que ainda não foram adotadas nos últimos anos.
De acordo com fato relevante enviado à CVM, o fundador José Seripieri Jr. comprometeu-se, em “instrumento de cooperação” assinado em 2021, a pagar metade de qualquer valor a ser pago pela empresa no âmbito do acordo de leniência, com limite de até R$ 20 milhões.
A Operação Paralela 23 investigou supostos fundos secretos na campanha de José Serra ao Senado em 2014. Operação Triuno investigou o pagamento de subornos a funcionários públicos.
O fundador José Seripieri Jr ocupou cargos relevantes, tanto como acionista quanto como administrador da Qualicorp, em 2014.
A empresa afirma que assinou um instrumento de cooperação com o executivo para colaborar com as investigações, uma vez que Seripieri Jr é “titular de informações e documentos de interesse das autoridades competentes”.
Contudo, o contrato estabelece que, tão logo concluídas as negociações, deverá ser apresentada aos acionistas da empresa uma proposta de isenção de responsabilidade do fundador.
A diretoria da Qualicorp também deverá convocar assembleia geral extraordinária (AGE) para que os acionistas decidam sobre a liquidação e manutenção da validade e dos efeitos do instrumento de cooperação.
Segundo a empresa, esta decisão tem “condição suspensiva do efetivo pagamento da obrigação de partilha de custos” por parte do fundador.
Ou seja, caso a proposta seja rejeitada pelos investidores, todo este instrumento perderá a validade.
Além do acordo de leniência
O acordo de leniência não foi o único anúncio da Qualicorp neste sábado.
A empresa informou ainda que tinha conhecimento de que o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública por improbidade administrativa contra terceiros e a Qualicorp Administradora, subsidiária da empresa.
A ação tem como alvo os mesmos fatos investigados nas Operações Triuno e Paralelo 23.
Segundo comunicado ao mercado, a Qualicorp Administradora “tomará todas as medidas necessárias para defender seus interesses”.
“Na opinião de seus advogados externos especializados no assunto, deveria ser excluída da vertente ré da Ação Civil Pública em razão da celebração do Acordo de Leniência”, afirmou.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh