Ó apagão cibernético que afetou o mundo nesta semana tem sido usado por criminosos como isca para realizar golpes na internet, coletando dados confidenciais de pessoas e empresas.
Nos Estados Unidos (EUA), a Agência de Defesa Cibernética (CISA) alertou sobre os riscos de cair em ações criminosas.
“Vale ressaltar que a CISA observou ameaças de agentes aproveitando-se deste incidente [apagão cibernético] para phishing e outras atividades maliciosas. A CISA insta as organizações e os indivíduos a permanecerem vigilantes e seguirem apenas as instruções de fontes legítimas. A CISA recomenda que as organizações lembrem seus funcionários de evitar clicar em e-mails de phishing ou links suspeitos”, afirmou a agência norte-americana.
“Phishing”É o roubo de dados por meio de diversas formas de fazer com que a pessoa entregue as informações ao criminoso.
Geralmente, um e-mail é enviado com um link que leva a uma página falsa, contaminando o computador com um vírus que rouba dados confidenciais, como informações de contas bancárias ou dados sensíveis da empresa.
No Brasil, alguns casos de phishing usando o apagão cibernético como isca.
Os criminosos oferecem soluções tecnológicas para problemas gerados pelo apagão cibernético. Uma empresa de Brasília enviou comunicado aos seus funcionários neste sábado (20).
“A Gestão Executiva de Tecnologia da Informação relata que diferentes atores de ameaças estão aproveitando o incidente relacionado ao CrowdStrike Falcon para realizar campanhas de phishing e outras atividades maliciosas. Foram implementadas medidas para bloquear e-mails maliciosos. Porém, alguns ainda podem escapar dos filtros”, informou a empresa.
- Você está pronto para ajustar seu portfólio este mês? Descobrimos as principais recomendações dos analistas da Empiricus Research no novo episódio de “Onde Investir”; Confira aqui
Qual foi o apagão cibernético?
Uma falha na atualização de conteúdo relacionado ao sensor de segurança CrowdStrike Falcon foi a causa do apagão cibernético da última sexta-feira (19).
A empresa foi fundada há 13 anos por ex-executivos da McAfee e oferece serviços de proteção contra ataques cibernéticos e possíveis invasões de hackers.
A instabilidade deixou ontem milhares de empresas e pessoas ao redor do mundo sem acesso a sistemas operacionais, especialmente ao Windows, da Microsoft.
Segundo a Microsoft, o apagão tecnológico afetou quase 8,5 milhões de dispositivos da empresa.
“Atualmente estimamos que a atualização CrowdStrike afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows, ou menos de um por cento de todas as máquinas Windows”, disse a empresa em nota publicada no blog.
Isso ocorre porque os sistemas CrowdStrike são utilizados por inúmeras empresas entre as 500 maiores do mundo, incluindo grandes bancos, redes de saúde e elétricas.
Para colocar a situação em perspectiva, o “apagão tecnológico” fez com que várias companhias aéreas tiveram que suspender voos ontem devido a problemas de comunicação.
*Com informações da Agência Brasil.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh