Com o boom de Inteligência Artificial (IA)a forte demanda por semicondutores no mundo vem potencializando os resultados empresas que fazem parte da cadeia produtiva de salgadinhos e transformando seu ações nos investimentos “mais quentes” do momento.
E a partir de hoje os investidores brasileiros poderão se expor a esse setor sem sair do bolsa de estudos brasileira e através da compra de um único ativo.
Nesta quarta-feira (17), começa a ser negociado na B3 Ó CHIP11, o primeiro ETF de semicondutores do país. Gerenciado por eu invistoo novo fundo de índice irá replicar o desempenho do ETF americano SMH (ETF VanEck Semiconductor)listados em Nasdaq. Nos Estados Unidos, o fundo de índice de ações da rede de chips tem mais de US$ 25 bilhões sob gestão.
SMH, por sua vez, acompanha o desempenho do índice Índice MVIS de semicondutores 25 listados nos EUAformada pelas 25 principais empresas do setor de semicondutores em todo o mundo, como Nvidia, Fabricação de semicondutores de Taiwan (TSM), Broadcom, OH MEU DEUS, Qualcomm Isso é Informações. Apesar do foco em empresas americanas, o portfólio também inclui empresas de outros países, como Taiwan e Holanda, listadas em bolsas de valores americanas.
- LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas para você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.
“Os semicondutores já existem há muito tempo, mas a IA está fazendo com que esse mercado seja visto como o coração da indústria de semicondutores. tecnologia. Hoje, os chips se tornaram a espinha dorsal do desenvolvimento tecnológico, e faz sentido ter essa alocação específica no portfólio mesmo para investidores não tão temáticos”, afirma. Cauê Mançanares, CEO da Investo.
Com foco em ETFs, a Investo administra outros fundos de índices temáticos de tecnologia, como USTK11, de empresas americanas do setor, JOGO11, de empresas de games e e-sports, BTEK11, de biotecnologia, e alguns ETFs voltados para o mercado de criptoativos.
Mançanares destaca, porém, que o setor de semicondutores, apesar de estar em franca expansão no momento, não é um mercado jovem, do tipo que acaba de nascer.
“Esse nicho é um dos poucos que mostrou resiliência nos últimos 20 anos e vem crescendo há muito tempo. Também é considerado crítico para o desenvolvimento de muitos países, não é algo momentâneo e nem apenas ligado à IA. É fundamental para computadores, celulares, carros elétricos, tecnologia militar”, afirma o CEO da Investo.
Como investir no CHIP11
A CHIP11 começa a ser negociada hoje e o valor inicial da ação gira em torno de R$ 110. Como todos os ETFs, é listado em bolsa, o que significa que suas ações podem ser adquiridas na B3 por meio do home broker da corretora, como se fossem ações, estando sujeito a custos de corretagem, taxas e imposto de renda sobre ganhos quando as ações são vendidas a um lucro. A taxa de administração do fundo é de 0,30% ao ano.
Assim como o investimento em BDRs e outros ETFs que replicam o desempenho de índices estrangeiros, investir no CHIP11 é uma forma simples de investir no exteriorsem precisar sair da bolsa brasileira, abrir conta no exterior ou realizar operações de câmbio intercâmbio.
Segundo Cauê Mançanares, SMH é o ETF de semicondutores com maior liquidez do mercado americano. Para garantir liquidez e preços para aderir ao índice de referência, o CHIP11 conta com o BTG Pactual como formador de mercado.
TRUMP E BIDEN: NÃO IMPORTA QUEM GANHE, A AMÉRICA É GRANDE DE NOVO; COMO INVESTIR NO EXTERIOR EM ANO ELEITORAL AMERICANO E CORTE DE JUROS NOS EUA?
lista de credenciados ipsemg 2023
boleto financiamento banco pan
banco inss
consultar contrato consignado bradesco
futebol 0800
credito emergencial itau
empréstimo loas vai voltar