Otimismo para o tecnologia ele pegou Wall Street disparando em 2024. Mas, na avaliação de Mariana Valentinivice-presidente de Gestão de Ativos JP Morgano mercado para ações do NÓS tornou-se caro após a recente escalada.
Porém, ainda é possível encontrar oportunidades com valores atrativos nas bolsas de Nova York — desde que o investidor passe a mirar outros títulos além do grandes tecnologias.
“É fácil dizer que o mercado está caro quando, na verdade, são essas 10 principais empresas do índice S&P que continuam a registar ganhos. O restante do índice está um pouco mais próximo da média avaliação história”, afirmou, em evento realizado pela corretora internacional Avenida realizada nesta quarta-feira (24).
Segundo Valentini, as Magnificent 7, as sete maiores empresas de tecnologia do país, são responsáveis por cerca de 60% do retorno do S&P 500 neste ano.
Mas, com a melhoria das perspectivas para o início dos cortes de juros nos EUA e com esperanças de um “pouso suave”da economia norte-americana, as ações de outros setores registaram uma melhoria nos níveis de retorno.
“Esta tendência de retornos crescentes para outros setores deverá continuar, mas não necessariamente à custa do setor tecnológico”, disse o vice-presidente da gestora.
- VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está lançando um portfólio gratuito com 10 ações americanas para comprar agora. Clique aqui e acesse.
O que esperar da temporada de resultados nos EUA
Nas previsões do economista, a colheita de balanços do segundo trimestre de 2024 deverá ser marcada por uma recuperação dos lucros das empresas norte-americanas.
“No ano passado, grande parte do retorno foi graças à expansão dos múltiplos, com muito entusiasmo pela inteligência artificial. Este ano, os lucros serão muito mais importantes. Em 2023, os lucros cresceram 0% e este ano os analistas esperam que haja uma expansão de 11%”, afirmou.
Para Mariana Valentini, o setor de tecnologia deve continuar apresentando crescimento de lucros em 2024, mas em ritmo cada vez mais lento.
Enquanto isso, outros segmentos, como bancos, biotecnologia, itens de luxo Isso é energia renovável deverá acelerar o ritmo de expansão ao longo deste semestre — o que corrobora a tese do JP Morgan de rotação dos investimentos em ações.
“É por isso que você tem que escolher qual desses Magnificent 7 você gosta e depois focar em outros setores, como indústria, saúde e finanças”, disse Valentini.
Outras apostas em ações, segundo gerente do JP Morgan
Segundo o gestor, ainda é importante diversificar os investimentos fora dos Estados Unidos.
“Não é só a concentração com o Magnificent 7. Se avaliarmos o MSCI World, aproximadamente 60% do índice é composto pelos Estados Unidos. Esse é o maior percentual da história, então os investidores têm que diversificar fora dos Estados Unidos e aproveitar valorizações mais atrativas na Europa e no Japão”, afirmou Mariana Valentini.
Para o economista, uma das principais oportunidades na Ásia está no setor de tecnologia, com grandes produtores de semicondutores em Taiwan e na Coreia do Sul.
Ainda neste sentido, o JP Morgan tem o maior “sobrepeso estratégico” no mercado japonês.
Segundo Mariana, além da forte inovação tecnológica, uma nova onda de otimismo deverá chegar ao Japão no segundo semestre de 2024 com o lançamento de um novo índice na Bolsa de Valores de Tóquio, o que deverá resultar em novas regulamentações de governança corporativa por lá.
“Na Europa, é mais uma questão de encontrar empresas pioneiras naquilo que fazem, como empresas farmacêuticas, bancos, empresas de transição energética.”
lista de credenciados ipsemg 2023
boleto financiamento banco pan
banco inss
consultar contrato consignado bradesco
futebol 0800
credito emergencial itau
empréstimo loas vai voltar