Grande estudioso dos ciclos de mercado e admirado pelos megainvestidores Warren Buffett, Marcos Howardgerente de Capital de Oaktreenão vê otimismo excessivo no mercado americano neste momento, nem pensa que ações em Wall Street são excessivamente caros.
“Não vejo grandes excessos na economia ou no Mercado americano. A principal métrica de avaliação de ativos está ligeiramente acima da média histórica, mas a maioria dos múltiplos extremamente elevados estão restritos a um punhado de ações de tecnologia”, disse Marks, que participou remotamente do evento. Conexão Avenidarealizada em São Paulo, nesta quarta-feira (24), pela corretora Avenida.
Questionado sobre onde ele acreditava que os mercados globais estavam no ciclo, o gestor da Oaktree referiu-se ao múltiplo Preço/Lucro (P/E) do S&P 500o principal índice de ações de Bolsas americanas.
Segundo Marks, o indicador está atualmente em 22 vezes, com a média histórica sendo 16, indicando que o índice está um pouco caro, mas não tão caro a ponto de se preocupar com a possibilidade de uma possível bolha.
“Não vejo otimismo excessivo. Não vemos excessos na construção ou acúmulo de estoques. A maioria das pessoas está um pouco preocupada com as implicações geopolíticas dos investimentos”, observou ela.
Marks destaca ainda que, no atual cenário de altas taxas de juros nos Estados Unidos, os retornos dos ativos de crédito – especialidade da Oaktree – são altos e muito atrativos, possibilitando receber de 7,5% a 8% ao ano em títulos de alto rendimento ( alto retorno e maior risco).
- VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está lançando um portfólio gratuito com 10 ações americanas para comprar agora. Clique aqui e acesse.
O mundo sempre teve incertezas, diz Howard Marks
Questionado sobre a sua visão do mercado do ponto de vista macroeconómico e geopolítico, Marks respondeu que muitas pessoas dizem que nunca viram tanta incerteza no mundo como há hoje, mas a verdade é que o mundo sempre pareceu incerto.
“E se não parece, é uma ilusão perigosa. Hoje os riscos são conhecidos, estão em cima da mesa e isso é saudável”, disse ela no evento.
Ele deu o exemplo da guerra entre Rússia Isso é Ucrânia e o risco de se transformar num conflito nuclear que afectaria o resto da Europa.
“Eu chamo isso de um desastre improvável. Se isso acontecesse, seria um desastre, mas é muito improvável. Portanto, quando pensamos no potencial dos juros compostos a 7%, 8%, 9% ao ano e quanto dinheiro o investimento a longo prazo poderia gerar, penso que estes desastres improváveis com os quais nos preocupamos não nos devem dissuadir de investir. ” , ele afirmou.
Marks já havia defendido, em seu discurso, que o mais importante para um investidor é praticar a paciência e que ninguém ganha dinheiro comprando e vendendo ativos o tempo todo, mas sim “mantendo bons investimentos no longo prazo”.
“Use sua energia mental para suportar momentos difíceis. Quando as pessoas ficarem com medo e começarem a vender, aguente firme e não venda. Historicamente, é melhor do que tentar descobrir quando entrar ou sair do mercado”, aconselhou.
lista de credenciados ipsemg 2023
boleto financiamento banco pan
banco inss
consultar contrato consignado bradesco
futebol 0800
credito emergencial itau
empréstimo loas vai voltar