Um fantasma que assombrava as ações de Tegma (TGMA3) em 2019 voltou e voltou a causar problemas às ações da empresa de logística nesta sexta-feira (19). Por volta das 11h10, as ações TGMA3 caíam 3,8%, a R$ 24,28.
O mercado reflete a notícia de que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou processos administrativos contra a empresa e outras empresas do mercado de transporte de veículos.
O movimento do Cade também levou à BTG Pactual rebaixar a recomendação de compra de ações para neutra.
Lembre-se do caso
O banco de investimento lembra, em relatório divulgado anteriormente, que o processo da agência decorre de uma investigação sobre o Policia Federal lançada em 2019 e denominada Operação Pacto em que a Tegma foi alvo de mandados de busca e apreensão.
A PF investigou denúncias sobre a formação de um cartel de “motoristas de cegonha”, como são chamados os veículos que transportam outros carros novos.
A Tegma e outras empresas teriam atuado em conluio para reduzir artificialmente o custo do frete no transporte de veículos importados, principalmente os fabricados pela montadora sul-coreana Kia.
Na época, a empresa alegou que a investigação da PF foi iniciada após acordo de leniência assinado por um concorrente.
“Esta não é a primeira vez que uma mesma empresa concorrente tenta implicar o nome da Tegma em acusações falaciosas de violação da ordem econômica, visto que em todas as outras ocasiões, os procedimentos instaurados por esta empresa leniente que transmitiu o mesmo tipo de acusações foram sistematicamente arquivados”, dizia o facto relevante partilhado na altura.
A Tegma destacou ainda que a operação com a Kia já havia sido encerrada em 2015 e representava um volume “insignificante” para o negócio.
- E-BOOK LANÇADO: Seu Dinheiro consultou especialistas do mercado financeiro para saber onde estão as melhores oportunidades de investimento para o 2º semestre de 2024; BOix aqui
A situação atual da Tegma (TGMA3)
Agora, porém, o Cade decidiu iniciar processos administrativos contra a empresa e outras empresas do setor com base na investigação de 2019.
De acordo com o comunicado enviado pela Tegma à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ontem, o assunto deverá tramitar com apresentação de defesas e instruções probatórias.
A empresa destaca que, em outras ocasiões, o Cade ajuizou processos semelhantes iniciados por denúncias provenientes da mesma fonte e está confiante de que o desfecho do presente caso será o mesmo.
LEIA TAMBÉM: O que está por trás da volatilidade das ações da Ambipar (AMBP3) na B3 — e por que o CEO continua aumentando sua participação na empresa
BTG Pactual acredita que processo afetará ações TGMA3
O BTG Pactual lembra que as ações do TGMA3 foram severamente afetadas pelas investigações de 2019 e se recuperaram no início de 2020.
O banco de investimento afirma que processos desse tipo tendem a ser demorados, o que deve impactar negativamente as ações da empresa.
“O facto de o processo só ter começado hoje, apesar da investigação ter sido realizada há anos, sugere que pode demorar algum tempo a ser concluído. Os investidores provavelmente irão esperar por mais notícias antes de recuperarem a confiança nas ações.
Por isso, os analistas esperam que as ações sejam negociadas em valores abaixo dos fundamentos enquanto houver “mais perguntas do que respostas” e optaram por baixar a recomendação para neutra, com preço-alvo de R$ 23.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh