Em meio às tensões com o governo, o Eletrobrás (ELET3) foi penalizado na bolsa brasileira este ano. Desde janeiro, as ações caíram 15%. Mas para o BB Investimentosmesmo que a Ação foi decepcionante no ano passado, poderá disparar até o final de 2025.
Ó BB-BI estabeleceu preço-alvo de R$ 51,10 para o final do próximo ano, o que implica uma valorização de 43% em relação ao último fechamento.
Analistas começaram a cobrir a Eletrobras nesta quinta-feira (27) com recomendação de compra.
As ações fecharam o pregão de hoje com alta de 2,91%, sendo negociadas a R$ 35,66.
Parte da visão otimista da BB Investimentos para a Eletrobras (ELET3) é a perspectiva de aumento na distribuição de dividendos daqui para frente.
“Assumimos, por enquanto, o percentual mínimo obrigatório de distribuição de dividendos, de 25% do lucro líquido, dado que o foco inicial da gestão é na reestruturação societária, societária e financeira, bem como na retomada da expansão patrimonial, mas entendemos Naturalmente, esse percentual deve aumentar já que os segmentos operacionais da empresa são fortes geradores de caixa”, disse o banco, em relatório.
A tese das ações também se baseia nas “características da grande geração de energia elétrica a partir de fontes limpas” e na localização geográfica dos ativos da empresa em todo o Brasil.
Segundo analistas, isso trará grande potencial de sinergia com novos projetos de geração e transmissão que serão implementados no Brasil.
“A forte geração operacional de caixa e a baixa alavancagem também posicionam a Eletrobras como forte concorrente para novos projetos de Transmissão oferecidos em leilões regulamentados”, afirmou o banco, em relatório.
“Apesar dos grandes desafios e das diversas frentes de atuação para viabilizar o plano de reestruturação, acreditamos que este gigante verde surge num momento oportuno para se posicionar como um dos líderes na transição energética”, acrescentou.
Transmissão de energia
Analistas acreditam que a Eletrobras pode se beneficiar com a expansão do sistema de transmissão de energia.
O segmento vive um momento de crescimento, com destaque para as regiões Nordeste, novo expoente da geração renovável a partir de fontes eólicas, e Sudeste, maior centro de demanda de carga elétrica do país.
Para o banco, a empresa deverá ainda beneficiar da situação atual dos seus rivais, pois alguns dos potenciais concorrentes neste segmento estão “muito alavancados e já comprometidos com vários projetos em construção”.
“Vemos esse segmento como a maior oportunidade no curto prazo tanto para o crescimento da empresa quanto para a otimização da sua estrutura de capital”, afirmou o banco.
Eletrobras em plena transição energética
Do lado da geração, a perspectiva é mais conservadora, uma vez que, em caso de excesso de oferta, os preços da energia são pressionados para baixo.
Porém, analistas avaliam que as ações da Eletrobras já precificam esse cenário — e os preços já começam a apontar para recuperação nas curvas de preços futuras, “apresentando um bom ponto de entrada”.
Além disso, um grande volume de contratos de energia térmica, mais caros e poluentes e que foram contratados há 20 anos para evitar o risco de escassez como a que ocorreu em 2001, deverão expirar nos próximos anos.
“A recontratação dessa energia de reserva ocorrerá por meio de leilões regulamentados, com leilão previsto para o segundo semestre deste ano, onde poderão participar hidrelétricas com reservatórios, ainda que apenas com projetos de expansão.”
Para o BB-BI, a inclusão das hidrelétricas nos leilões de reserva de capacidade deve ser um primeiro passo na valorização dos atributos das hidrelétricas com reservatórios — que têm destaque entre os ativos da Eletrobras.
Os analistas destacam ainda que o processo de reestruturação da empresa nos últimos anos, intensificado com a privatização, permitiu-lhe gerar valor de diversas formas.
“A simplificação da estrutura societária permite redução de custos e ganhos de sinergia operacional e gerencial entre os diversos ativos da empresa e também permitiu a utilização de créditos fiscais e impostos diferidos em subsidiárias que não conseguiram utilizá-los por estarem altamente alavancados sem gerar lucro . e base tributária”, afirmou o banco.
Com a reestruturação, a empresa ainda poderá destravar o valor de ativos nos quais não controlava o fluxo de caixa por meio da desagregação, compra ou venda de participações societárias.
Riscos de investimento
Para os analistas, existem cinco riscos principais para a tese otimista da BB Investimentos para a Eletrobras (ELET3).
Um dos maiores problemas que podem impactar a ex-estatal é a manutenção por mais tempo da pressão sobre os preços da energia no mercado livre devido a situações como a oferta de novos projetos renováveis estimulados por subsídios e uma possível hidrologia forte reforçando a oferta de energia hidrelétrica. .
“Esse cenário adverso prejudicaria a comercialização do grande volume de energia que a Eletrobras tem disponível para venda nos próximos anos.”
Por sua vez, uma eventual revisão do cálculo do componente financeiro do RBSE poderia afetar a companhia.
Isso porque a Eletrobras recebe uma indenização bilionária por antigos ativos de Transmissão que tiveram suas concessões renovadas em 2012 —e atualmente há uma discussão técnica na diretoria da ANEEL que poderá alterar os valores que serão recebidos até 2028.
Os analistas ainda citam a incerteza sobre a continuidade das provisões nas negociações relativas aos passivos vinculados aos empréstimos compulsórios.
Outro ponto que poderá impactar a empresa é a Eletronuclear e a construção de Angra III.
A Eletrobras manteve participação de 68% no capital da Eletronuclear —e é coobrigada por grande parte da dívida da empresa, que precisa concluir a construção da usina de Angra III e reformar Angra I.
“O custo total dessas obras não é conhecido e apesar do acordo de que a Eletrobras não seria obrigada a fazer novos aportes relacionados a esses projetos, esse assunto poderia afetar parcialmente a avaliação da empresa”, afirmaram os analistas.
Por fim, a negociação entre o governo federal e a Eletrobras sobre o modelo de governança adotado com a privatização, que limita o voto dos acionistas a 10% do capital votante, também suscita preocupações. Atualmente, a empresa e o Sindicato negociam uma solução extrajudicial.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh