Que Sabesp (SBSP3) é a joia da coroa quando se trata de privatização, todos os investidores já sabem. E o processo de privatização da companhia de águas está sendo acompanhada com grande ansiedade pelo mercado em geral.
Depois de receber luz verde dos municípios para o plano de privatizações, investidores e analistas aguardam agora a nomeação de um investidor de referência para o processo.
Voltando alguns passos: no início de junho o governador da capital paulista Tarcísio de Freitasafirmou que o processo de privatização ocorrerá por meio de uma oferta inteiramente secundária — ou seja, sem emissão de novas ações, como era a ideia original.
Além do modelo de oferta, o governo de SP também definiu a configuração do novo Conselho de Administração da empresa. Assim, o órgão terá nove membros, sendo três deles indicados pelo governo, três por um acionista de referência e três independentes.
E a cobiçada posição de acionista de referência está em disputa. Afinal, ele poderá nomear o futuro presidente da Sabesp, além de ter direito a 15% do capital social da empresa e nomear três conselheiros, além de outros benefícios dentro da empresa.
O prazo para manifestação de interesse em se tornar acionista de referência da Sabesp terminou na última segunda-feira (17) e, segundo informações do Valor Econômico, Egea — no setor de saneamento — e Equatorial (EQTL3) — de geração e transmissão de energia — estaria em disputa.
O nome do empresário também é citado Nelson Tanure como um dos possíveis acionistas de referência.
Porém, o executivo adquiriu a Companhia Metropolitana de Águas e Energia (Emae) no início deste ano e, segundo o jornal, o processo envolveu “condições atípicas”, o que fez investidores questionarem a possível participação de Tanure na Sabesp.
Sabesp (SBSP3): o futuro das privatizações
Como adquirir uma fatia do SBSP3 custaria um valor significativo, Tanure estaria negociando um acordo com o braço de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o BNDESPar.
Apesar disso, o banco afirma que “não celebrou nem está em processo de negociação qualquer acordo, convênio ou parceria com terceiros para participação na oferta pública” da Sabesp, segundo a reportagem.
Contudo, o processo de construção de livro – jargão de mercado para colher as intenções dos investidores – poderia ser comprometido no caso de uma possível oferta da Tanure.
Desta forma, o acionista de referência que constitui o construção de livro mais vantajoso. Os critérios para aceitar a oferta incluem combinar o maior preço ponderado com o maior volume de demanda — o que, no final das contas, significa que aquele que oferecer o melhor preço não necessariamente vencerá.
Ajuste de rota
Embora outras empresas tenham demonstrado interesse no processo de se tornarem investidores de referência, existe um obstáculo que questionam.
A chamada pílula de venenoque visa proteger os acionistas minoritários de ofertas hostis de grandes investidores, desagradou alguns dos interessados.
Essa “pílula venenosa” é um mecanismo pelo qual um acionista é obrigado a realizar uma Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) a todos os demais acionistas ao atingir determinada participação em uma empresa.
No caso da Sabesp, o mecanismo prevê que o acionista que atingir 30% de participação na empresa deverá fazer oferta de aquisição das ações remanescentes por valor 200% superior.
Quanto cada pessoa tem — e terá — da Sabesp (SBSP3)
Atualmente, o Estado de São Paulo detém 50,3% da Sabesp e pode vender as ações ordinárias do SBSP3 que possui direta ou indiretamente – desde que mantenha um mínimo de 18% do capital social da Sabesp. O percentual pode ser ainda maior, dependendo das condições de mercado.
Da mesma forma, o governo de São Paulo ainda deverá manter 10% do capital social da Sabesp em ações preferenciais de classe especial (parte de ouro).
O acionista de referência, que deverá ser selecionado no acompanhamento Após a privatização, terá alocação prioritária de 15% do capital social da Sabesp, conforme informado anteriormente.
O Governo de São Paulo afirmou que a “oferta pública encontra-se em período de silêncio” e que “toda a divulgação nesse período será por meio do prospecto da empresa e de fatos relevantes”.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh