No último pregão do mês e no primeiro semestre do ano, o dólar disparou, nesta sexta-feira, 28, alta de 1,47%, e fechou o dia a R$ 5,58. É o preço mais alto desde o início de janeiro de 2022. No acumulado do ano, a valorização chegou a 15,14%, a maior alta em relação ao real desde o primeiro semestre de 2020 (35,51%).
A valorização do dólar neste primeiro semestre se destaca quando comparada ao desempenho da moeda americana frente a outras moedas. Países emergentes. O dólar subiu bem menos em relação à lira turca (11,01%); ao peso mexicano (7,97%); ao peso colombiano (7,15%); ao peso chileno (7,06%); e a rupia indiana (0,23%), entre outros.
O mau humor também apareceu em Bolsa de Valores. Principal referência de mercado, o Ibovespa fechou o semestre com perda nominal de 7,66% – ante ganho de 7,61% no mesmo período de 2023. O resultado só perde para a queda de 17,8% no primeiro semestre de 2020, auge da crise sanitária causada por pandemia. No dia, o resultado foi queda de 0,32%, para 123,9 mil pontos.
Já pressionado por fatores externos, como incerteza no corte tarifas nos EUA (que tem influência no valor do dólar e no fluxo de recursos no mundo) e dúvidas sobre o quadro fiscal do país, o mercado começou o dia sob o peso de novas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a actual política monetária e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Desta vez, em entrevista à Rádio O Tempo FM, de Belo Horizonte, Lula disse que o patamar de 10,50% para Selic “não é realista para uma inflação de 4%” e que Campos Neto “não está fazendo o que deveria fazer corretamente”.
Em reunião na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu por unanimidade interromper uma sequência de sete cortes na taxa básica de juros, que foi mantida em 10,50% ao ano.
“Isso vai melhorar quando eu puder nomear o presidente do Banco Central, e construiremos uma nova filosofia”, acrescentou Lula, o que foi lido no mercado como mais um indício de que o governo pode aumentar a interferência no BC após a saída de o atual presidente – em dezembro deste ano.
Temores de interferência no Banco Central pressionam o dólar
“O presidente da República não pode brigar com o presidente do Banco Central”, disse Lula. “O presidente da República não vai dar conselhos para baixar ou aumentar os juros. O chefe do Executivo tem que confiar no presidente do BC.”
No caso do dólar, Lula também sugeriu que o preço tem sido impulsionado pela “especulação com derivados“para enfraquecer o real.
“Foi ele (Lula) quem começou a falar que o dólar começou a subir”, disse o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do BC e consultor da AC Pastore & Associados, acrescentando que não houve nenhum factor externo suficientemente forte para justificar o movimento da moeda no dia.
O economista avalia que reações do mercado como as vistas ontem tendem a continuar enquanto o presidente continuar a fazer declarações semelhantes. “Enquanto o presidente continuar falando bobagens, o mercado reagirá negativamente.”
Visto hoje no mercado como principal candidato ao cargo de Campos Neto, diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípoloafirmou ontem que o nível de intercâmbio atrai a atenção da instituição.
“Neste momento, o tema que tem chamado a atenção do BC é o câmbio. O câmbio tem estado bastante descolado dos seus pares, desvalorizando rapidamente. Temos debatido e observado o câmbio e seus impactos na economia”, disse. “Uma economia aquecida e um fosso reduzido sugerem uma desinflação mais lenta ou mais dispendiosa. E uma taxa de câmbio elevada também sugere uma desinflação mais lenta ou mais dispendiosa.”
Afirmou ainda que a autonomia da instituição não significa “virar as costas à sociedade ou ao governo”. Para ele, o debate está contaminado por interpretações conjunturais de termos e propostas, que não abrem espaço para a mediação de ideias. Galípolo participou, no Rio, de evento organizado pela Fundação Getulio Vargas.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
FUNDOS DE RENDA FIXA COM DUPLA ISENÇÃO DE IR: UMA CONVERSA SOBRE FI-INFRAS COM AYMAR ALMEIDA, DA KINEA
lista de credenciados ipsemg 2023
boleto financiamento banco pan
banco inss
consultar contrato consignado bradesco
futebol 0800
credito emergencial itau
empréstimo loas vai voltar