“Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta”, dizia ela. Latam Companhias Aéreas nesta manhã gelada de quinta-feira (25), em sua caminhada de retorno aos mercados ações em Wall Street.
A companhia aérea chilena anunciou a reabertura e nova listagem de seus ADRs (American Depositary Receipt, recibos de ações) em Bolsa de Valores de Nova Iorque (Nyse) desde hoje.
As novas ações devem começar a ser negociadas nesta quarta-feira, sob o ticker LTM, após três anos fora da bolsa norte-americana.
A empresa teve que retirar suas ações da NYSE e transferi-las para o mercado de balcão — que permite a realização de operações com ativos fora das bolsas de valores tradicionais — em 2021.
A retirada dos ADRs do principal mercado de Wall Street ocorreu após a empresa entrar no mercado capítulo 11 da lei de falências dos EUA, em meio ao processo de recuperação judicial voluntária iniciado em 2020, durante a pandemia de covid-19.
A saída das ações da América Latina da bolsa de valores norte-americana resultou na falta de liquidez dos ativos, levando a uma diferença repentina entre o preço dos ADR em Nova York e o preço real das ações negociadas na bolsa de valores de Santiago.
- LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas para você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.
Oferta de ADR da Latam
A recuperação da Latam em Wall Street ocorre depois que o preço foi fixado em US$ 24 por ADR em uma oferta pública secundária por alguns acionistas da empresa.
Segundo a companhia aérea, a operação foi realizada para vender cerca de 19 milhões de ações nos EUA, cada uma representando 2 mil ações ordinárias da Latam.
Em conexão com a oferta, os acionistas vendedores concederam uma opção de 30 dias para as partes interessadas adquirirem até 2,85 milhões de ADRs adicionais ao preço da oferta pública inicial.
De acordo com comunicado à imprensa, a Latam não receberá nenhum produto da venda de ADRs pelos acionistas vendedores.
A transação está prevista para ser concluída em 26 de julho de 2024, sujeita ao cumprimento das condições de fechamento.
Goldman Sachs, Barclays Capital e JP Morgan Securities atuam como coordenadores globais e principais subscritores da oferta.
Enquanto isso, Citigroup, Santander US, Deutsche Bank Securities, BNP Paribas Securities, MUFG Securities Americas, Natixis Securities Americas e Larraín Vial servem como espaços reservados adicionais. O Morgan Stanley participa como co-gestor da transação.
O que dizem os analistas sobre a América Latina
Na avaliação do BTG Pactual, uma relistagem dos ADRs da Latam em Wall Street traria um impulso adicional às ações da empresa.
“A decisão de reabrir os ADRs poderia ajudar a desbloquear um volume adicional de negociação, além de ajustar a avaliação dos ADRs ao valor patrimonial real da empresa”, escreveram os analistas num relatório publicado no início de abril.
“Se aprovado, acreditamos que a relistagem de ADRs deverá melhorar a liquidez das ações da América Latina, ajudando a desbloquear um volume adicional de negociação, dadas as restrições à negociação no Chile”, disse o BTG.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh