Que tal levar seu ente querido ao cartório neste Dia dos Namorados e comemorar um contrato de namoro? Pode não parecer muito romântico, mas esse tipo de formalização jurídica se popularizou nos últimos anos e gerou debates.
Embora tenha começado a ser assinado na década de 1990, o contrato de namoro se popularizou entre os casais a partir de 2016. Desde então, o Brasil registrou 608 contratos de namoro.
Só no ano passado, foram assinados 126 acordos desse tipo em cartórios do país — o que representa um aumento de 35% em relação a 2022, segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB). De janeiro a maio deste ano, foram contabilizados 44 documentos pela CNB.
O que é um contrato de namoro
O contrato de namoro é assinado pelo casal com o objetivo de reconhecer e formalizar uma relação afetiva.
O documento também serve para esclarecer que não existe união estável entre o casal.
Desta forma, o contrato serve para esclarecer que não há obrigação financeira ou de divisão de ativos entre as partes, pois a união é reconhecida apenas como um namoro.
Por que fazer um contrato
Imagine um casal que, depois de um tempo, decide terminar o relacionamento. Pouco depois, um dos dois decide entrar com uma ação judicial para dissolver a união estável.
Se ficar comprovado que houve união estável, o ex-companheiro terá que dividir seus bens adquiridos durante o tempo em que estiveram juntos. É aí que entra o contrato de namoro.
A vantagem, nesses casos, é evitar dores de cabeça no futuro. No documento, o casal pode deixar claro que, caso aquela relação se transforme em união estável, será estabelecido o regime de bens escolhido: separação, comunhão total ou parcial de bens.
O que é uma união estável?
Além do casamento civil, união estável É mais uma forma de formação familiar através da comunhão de duas pessoas reconhecida pela legislação brasileira.
Este tipo de união caracteriza-se como relacionamento público, contínuo e duradouro entre duas pessoas com a intenção de constituir família.
Atualmente, a legislação brasileira não exige que o casal tenha filhos ou more na mesma casa para caracterizar união estável. Também não há tempo mínimo para que seja reconhecido.
Contudo, a união estável também terá repercussões sobre questões patrimoniais do casal. Então, se você deseja formalizar uma declaração com esse tipo de sindicato, saiba que ele tem como padrão o regime de comunidade de bens.
Mas, tal como no casamento civil, o casal pode alterar este regime para separação ou comunhão total de bens.
Diferenças entre união estável e namoro
Segundo Caroline Pomjé, advogada da área de Direito de Família e Sucessões do Silveiro Advogados, diferentemente da união estável, no namoro, mesmo que o casal adquira seus bens, os bens não são transmissíveis no final do relacionamento.
No caso de união estável, a relação passa a estar sujeita a um regime de bem que, consequentemente, traz consigo a necessidade ou não de partilha.
“Justamente por isso, o contrato de namoro tem sido muito utilizado. Serve para deixar claro que aquele casal, naquele momento, está apenas em um relacionamento”, afirma a advogada. “Consequentemente, essa relação não gera impactos patrimoniais”.
Com isso, cada vez mais casais que não pretendem dividir bens entre si e preferem não assumir um compromisso mais profundo, passaram a buscar meios legais para evitar o reconhecimento de uma possível união estável.
Para a advogada, as diferenças entre namoro e união estável são pequenas: “Muitas vezes, o desejo de constituir família pode ser um sentimento íntimo. Portanto, por meio do contrato de namoro, as partes podem confirmar, no documento, que não pretendem constituir família, o que seria um dos requisitos para formalização da união estável”, afirma.
Quando expira o contrato de namoro?
Embora não haja prazo legal estabelecido, Samir Choaib, advogado tributarista do Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, recomenda que o contrato de namoro seja renovado semestralmente, por exemplo.
“Isso é para deixar claro que aquele casal ainda está namorando, porque se tornar uma união estável é fácil. Posso começar a namorar e daqui a seis meses já será uma união estável”, afirma Choaib.
Porém, ele ressalta que o contrato perde a validade caso o casal já viva em união estável.
“Não adianta viver um relacionamento estável com alguém e fazer um contrato de namoro, pois depois se prova facilmente que não se tratava de um relacionamento”, afirmou.
Além disso, o contrato também deixa de ser válido se a relação evoluir para o casamento.
Como fazer um contrato de namoro
O contrato de namoro pode ser lavrado em escritura pública, em Cartório Notarial, com possibilidade de registro no Registro de Títulos e Documentos. Também pode ser realizada de forma privada, com assinatura de testemunhas e reconhecimento de firma. O casal deve ter mais de 18 anos.
Além de cláusulas relacionadas a bens, o contrato de namoro pode incluir questões relacionadas ao dia a dia do casal, como regras quanto a presentes durante o relacionamento e até mesmo a guarda de animais de estimação.
O contrato também poderá estabelecer multa ou penalidade, desde que não viola nenhum direito fundamental das partes.
Embora o documento traga segurança jurídica e proteja os bens e direitos de cada pessoa envolvida, o contrato de namoro deve ser visto como tranquilidade para o casal, segundo Caroline Pomjé.
Se o casal ainda não quiser fazer isso, tudo bem. Não há obrigação em relação a isso. Porém, se um casal quiser deixar mais explícito o que deseja naquele momento, se tem alguma obrigação ou algum direito também, o contrato de namoro surge como uma possibilidade, segundo a advogada.
“O contato é justamente exercer o desejo da parte. Então é um aliado, não vem como obrigação. Traz maior clareza, maior tranquilidade até certo ponto”, afirma.
LEIA TAMBÉM:
qual melhor banco para receber benefício do inss
banco da familia simulação emprestimo
telefone consignado itaú
salvador tempo agora
simular aposentadoria prefeitura rj
como cancelar um empréstimo consignado
o que é credito consignado itau
banco pan login correspondente
banco pan segunda via de boleto
celular de idoso com whatsapp