Para o eleições As autárquicas aproximam-se e, no centro do debate político, está a questão: quem herdará os votos da muito acirrada corrida à presidência de 2022? Nova pesquisa do instituto Datafolha traçou uma resposta.
Segundo a pesquisa, 44% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve votar no deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). O apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), deverá atrair 39% dos paulistanos que votaram nele em 2022.
No entanto, a pesquisa ainda indica que, seja de Lula a Boulos ou de Bolsonaro a Nunes, o apoio dos protagonistas das eleições de 2022 não conseguirá transferir nem metade dos votos dos seus eleitores para os candidatos apoiados.
O Datafolha entrevistou 1.092 pessoas entre os dias 27 e 28 de maio. A pesquisa tem margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08145/2024.
Eleições municipais: cartas trocadas
Entre os que disseram ter votado em Lula em 2022, 17% responderam que pretendem votar em Nunes. Outros 9% disseram preferir o deputado federal Tabata Amaral (PSB) e 7% optam pelo apresentador de televisão José Luiz Datena (PSD).
O segundo candidato mais escolhido pelos paulistas que votaram em Bolsonaro é o técnico Pablo Marçal (PRTB), com 14% das intenções de voto entre os eleitores de Bolsonaro.
Em seguida vêm o deputado federal Kim Kataguiri (União) e Datena, empatados com 8%.
O Datafolha também questionou a intenção de voto dos paulistanos que votaram no governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e no ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), nas eleições de 2022.
Ricardo Nunes é o favorito entre os eleitores de Tarcísio (37%), enquanto Boulos foi o mais citado entre os que escolheram Haddad (47%).
Ainda assim, a transferência de votos é menos da metade.
Leia também:
Maior rejeição entre os paulistanos vai para…
Além da preferência entre os eleitores, Lula se sai melhor que Bolsonaro na rejeição entre os paulistanos. Segundo o Datafolha, 23% votariam com certeza no candidato apoiado pelo PT, 28% talvez votassem e 45% não votariam de jeito nenhum.
Ao mesmo tempo, 18% dos paulistanos afirmam que votariam com certeza no candidato apoiado pelo ex-presidente. Outros 18% talvez votassem e 61% não o fariam de todo. A rejeição é 16 pontos percentuais maior para Bolsonaro do que para Lula.
Em comparação com a pesquisa Datafolha anterior, realizada em março, o número de eleitores que votariam definitivamente no candidato de Lula oscilou para baixo em um ponto percentual.
A rejeição, por sua vez, subiu três pontos percentuais, valor que está dentro da margem de erro.
O percentual de votos convencidos do candidato Bolsonaro oscilou um ponto percentual para cima. A rejeição diminuiu dois pontos percentuais, valor que também está dentro da margem de erro da pesquisa.
Eleições municipais e a disputa acirrada
Na pesquisa geral de intenções de voto, Boulos e Nunes estão tecnicamente empatados na disputa, com 24% e 23% das intenções de voto, respectivamente.
Tabata e Datena —que foi cogitado para a chapa de deputado— foram escolhidos por 8% e 7% dos eleitores, respectivamente.
O deputado federal Kim Kataguiri registrou 4% das intenções. Vale lembrar que seu partido ainda tem dúvidas sobre apoiar sua candidatura.
Foi também a primeira vez que o Datafolha incluiu o nome do técnico Pablo Marçal (PRTB) na disputa. Ele pontua com 7% dos votos.
qual melhor banco para receber benefício do inss
banco da familia simulação emprestimo
telefone consignado itaú
salvador tempo agora
simular aposentadoria prefeitura rj
como cancelar um empréstimo consignado
o que é credito consignado itau
banco pan login correspondente
banco pan segunda via de boleto
celular de idoso com whatsapp