A lista de fundos imobiliários expostos à potencial recuperação judicial do Arquiplan cresceu: mais dois FIIs revelaram investir em Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) vinculadas a empresas do grupo de construção e incorporação que ingressaram com pedido na 3ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo.
Ourinvest JPP (OUJP11) Isso é Recebíveis Imobiliários da JPP Capital (JPPA11) enviou comunicados ao mercado sobre o tema na última quarta-feira (10)
O OUJP11, que é o maior dos dois fundos com pouco mais de 30 mil cotistas, informou ter 4,5% de seu patrimônio líquido de R$ 320,3 milhões alocados em CRI devidos por uma das empresas do grupo, a AR22 Incorporação e Construção.
A JPPA11, que conta com uma base de pouco mais de oito mil investidores, tem 5,78% do seu patrimônio líquido de R$ 87,9 milhões destinados ao CRI em questão. Segundo os FIIs, a Arquiplan é a garantidora do título. A administração de ambos os fundos ressalta que, até o momento, o ativo está em conformidade — ou seja, os pagamentos das obrigações financeiras estão em dia.
“Além disso, possui boas garantias como estoque de apartamentos prontos (todos com garantia fiduciária), recebíveis de unidades já vendidas, reservas de CRI e fundo de reserva”, diz o comunicado, acrescentando que essas medidas de salvaguarda apoiam integralmente o saldo devedor. equilíbrio da operação.
A administração reforça ainda que a emissora do título está “comprometida com os investidores e com o mercado” em acompanhar o caso e tomar “todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis” para proteger os interesses dos investidores.
Outros dois fundos imobiliários expostos a possível RJ
Vale lembrar que, na semana passada, outros dois fundos imobiliários que investem em CRIs da Arquiplan, o Riza Domus (RZDS11) e a Habitat XP (XPHB11)já havia falado sobre o tema.
No caso da XP Habitat, o CRI em questão representa 6% do patrimônio líquido do fundo e é devido pela AR30 – Incorporação e Construtora.
O FII destaca que a empresa de segurança “prontamente tomou as medidas cabíveis para defender os interesses dos titulares de CRI”. Afirma ainda que as obras do empreendimento imobiliário que apoia o CRI já avançam fisicamente em cerca de 85% e estão a ser executadas por uma construtora alheia ao Grupo Arquiplan.
Segundo o comunicado, a empresa em causa “tem vindo a realizar os trabalhos de acordo com critérios técnicos adequados, além de a gestora dispor de uma equipa especializada para este tipo de operação, incluindo robustas áreas próprias de engenharia e monitorização”.
O documento menciona ainda que o CRI possui as seguintes garantias reais:
- alienação fiduciária do imóvel;
- alienação fiduciária de ações do devedor;
- cessão fiduciária de créditos pela venda de unidades autônomas do empreendimento;
- garantia prestada pela holding e pelos diretores.
“Portanto, apesar das questões jurídicas acima mencionadas, a estrutura da operação é robusta para proporcionar condições suficientes para o sucesso na busca pela recuperação integral do saldo devedor”, diz o comunicado.
A Riza Domus tem 6,6% do seu patrimônio investido em um CRI vinculado ao Grupo Arquiplan. Aqui o devedor é a sociedade de propósito específico (SPE) AR21 – Incorporação e construção.
O comunicado do FII informa que o AR21 é uma SPE com bens direcionados — ou seja, separados do patrimônio da incorporadora e destinados à conclusão das obras.
É importante lembrar que, em julgamento referente à recuperação judicial de outro grupo de construção e incorporação concluído em 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as SPEs com ativos alocados não estão sujeitas aos efeitos do RJ.
Além disso, as obras do empreendimento vinculado a este CRI têm andamento físico de 45% e vendas contratadas de 40%. Assim como no caso da XP, a construtora do imóvel também não tem ligação com o grupo que solicitou o RJ.
“Atualmente, a previsão de entrega e o orçamento das obras estão em linha com as expectativas. Dessa forma, a estrutura da operação é amparada por garantias fiduciárias, além da execução do projeto, proporcionando condições suficientes para o recebimento do saldo devedor”, cita o comunicado.
preciso de renda extra urgente
simulador de aposentadoria do servidor público estadual rj
margem consignado servidor público federal 2023
qual a taxa de juros de um emprestimo
correspondente banco pan consignado
banco pan cnpj e endereço
alô meu inss
simulador de portabilidade de emprestimo consignado