Depois de perder cerca de 10% do seu valor de mercado desde Janeiro, o Eletrobrás (ELET3) decidiu levar mais de 200 milhões ações de circulação no mercado.
O novo programa de recompra aprovado pelo conselho de administração prevê a aquisição de até 197,7 milhões de ações ordinárias (ELET3) e até mesmo 26,8 milhões de ações preferenciais classe B (ELET6).
Os números representam cerca de 10% do total de ativos de cada modalidade negociados atualmente na bolsa.
Segundo a empresa, o objetivo é maximizar geração de valor aos acionistas através de um alocação de capital mais eficiente.
A operação começou na última sexta-feira (5) e poderá ser prorrogada por 18 meses.
Por que a Eletrobras (ELET3) vai recomprar ações
Vários são os motivos que levam uma empresa como a Eletrobras (ELET3) a aprovar um programa de recompra como este. Entre eles estão:
- A empresa acredita que suas ações estão baratas ou mal valorizadas pelo mercado;
- A empresa precisa distribuir ações aos executivos como bônus e não quer emitir novas ações;
- Quer gerar valor para os acionistas que permanecem na sua base, apesar da instabilidade do mercado.
Quando uma empresa recompra suas ações em programas como esse, as ações deixam de circular na bolsa e passam a ficar em tesouraria.
A Eletrobras pretende manter em tesouraria as ações adquiridas no programa, cancelar ou vender os ativos, sem redução do capital social.
Atualmente, a empresa possui 1,97 bilhão de ações ELET3 e 268,7 milhões de ações ELET6 circulando na bolsa nacional.
Já em tesouraria, a ex-estatal federal possui 49,66 milhões de ações ordinárias, 4,36 mil ações preferenciais A (ELET5) e 6,83 milhões de ativos ELET6 em manutenção.
Uma Eletrobras melhor alocada financeiramente (ELET3)
Segundo a Eletrobras, a ideia da recompra é aumentar o valor da empresa aos acionistas por meio da aplicação eficiente dos recursos de caixa disponíveis, otimizando o alocação de capital.
Isso porque a recompra é uma das formas que uma empresa pode escolher para proporcionar retorno ao seu investidor. Afinal, caso opte pelo cancelamento das ações recompradas, o acionista se beneficia por ter uma participação proporcionalmente maior.
No entanto, a recompra de ações faz com que as ações percam liquidez na bolsa, pois menos ações são negociadas no mercado.
A ex-estatal poderá utilizar as ações mantidas em tesouraria para atender planos de compensação baseado em opções de compra de ações está em ações restritasaprovado no final de 2022.
Além disso, os títulos recomprados poderão financiar obrigações decorrentes de obrigações relacionadas a demandas judiciais que discutam a diferença de atualização monetária dos créditos do empréstimo compulsório de energia ou a constitucionalidade do tributo.
De onde virá o dinheiro para a recompra?
A Eletrobras (ELET3) pretende utilizar o reservas de lucros para financiar recompras de ações.
O saldo da conta está estimado em R$ 35,15 bilhões, conforme balanço do primeiro trimestre de 2024.
De acordo com fato relevante enviado à CVM, o conselho avalia que a atual situação financeira da Eletrobras é compatível com a execução do programa, já considerando a geração de caixa esperada neste ano e em 2025.
Além disso, a empresa afirma que a operação não prejudicará o cumprimento das obrigações assumidas com credores ou acionistas no curto prazo.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh