O maior fabricante de automóveis de Japão enfrenta uma pista mais escorregadia desde o final de maio. Após o uso de dados falsos em testes de segurança para o montadoraas ações de Toyota caiu mais de 5,4%. A controvérsia já custou à empresa US$ 15,62 bilhões.
O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo de Japão começou a investigar o fabricante desde janeiro e descobriu que o Toyota mudado veículos usado em testes de colisão.
Com a divulgação do relatório sobre falsificações, a empresa anunciou que vai interromper os embarques e vendas de três modelos fabricados no Japão. Os veículos suspensos são o Corolla Fielder, o Corolla Axio e o Yaris Cross.
- As melhores recomendações da Empiricus na palma da sua mão: a analítica house divulgou mais de 100 relatórios gratuitos; acesse aqui.
O presidente da montadora, Akio Toyodaadmitiu que sete dos modelos da empresa foram “testados com métodos diferentes dos padrões definidos pelas autoridades nacionais”. Toyoda também pediu desculpas aos consumidores e investidores da marca.
“Como responsável pelo Grupo Toyota, gostaria de pedir desculpas aos nossos consumidores, fãs de automóveis e a todos os nossos acionistas por isso”, disse Toyoda.
Ó escândalo aumenta a pressão sobre a assembleia geral Toyota, que acontece no final deste mês. A consultoria Glass Lewis e Institutional Investor Services vem recomendando que os acionistas votem contra a reeleição do Toyoda para a presidência.
Na manhã desta segunda-feira (10), a empresa tentava recuperar as perdas, com alta de 0,89% em Nova York, às 12h.
Pega no salto: Honda, Yamaha Motor, Suzuki Motor e Mazda
Não foi apenas o Toyota que foi pego no salto. O relatório do governo japonês também constatou irregularidades nos certificados das empresas Honda, Motor Yamaha, Motor Suzuki Isso é Mazda.
As três primeiras empresas apresentaram dados falsos sobre testes de veículos. Já o Mazda mudou o veículos dos testes, bem como Toyota. A fabricante suspendeu os modelos Roadster RF e Mazda 2.
O Ministério dos Transportes de Japão afirmou que realizará inspeções no local das cinco empresas onde ocorreram as fraudes.
Na semana seguinte ao anúncio do truquesas ações de Honda caiu 5,75% em Nova York e a de Motor Yamaha apresentou perdas de 2,2%.
Nesta segunda-feira, o Honda buscou recuperação. As ações da empresa subiam 1,27% por volta das 12h em Nova York.
Toyota, uma vencedora (em números e polêmicas)
A Toyota deixou seus concorrentes comendo poeira em 2023 e conquistou a posição de maior fabricante de automóveis em número de vendas. A empresa registrou 11,2 milhões de vendas de automóveis no ano passado, deixando o Volkswagenseu principal rival, atrás com vantagem de 2 milhões.
Apesar de vencer a corrida, o Toyota também vem coletando reclamações. Em janeiro, o montadora esteve envolvido em um caso de fraude em testes de certificação de motores diesel para obter maiores valores de potência e torque.
Em dezembro, a Daihatsu, uma subsidiária da Indústrias Toyotatambém admitiu ter forjado resultados de testes de segurança. Segundo o comunicado, a afiliada comprometeu-se truques por mais de 30 anos. A investigação encontrou problemas em 64 modelos, que tiveram seus embarques suspensos.
*Com informações da CNBC e CNN
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh