O processo de privatização da Sabesp (SBSP3) Ele está avançando rapidamente para ser concluído este ano.
No cronograma estipulado pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)a intenção é realizar o leilão de desestatização ainda este mês, mas há janela para que a operação ocorra até o final de agosto.
Nesse sentido, mais um passo foi dado nesta quinta-feira (20).
A empresa de saneamento informou que, em reunião realizada ontem, o Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (CDPED), em conjunto com o Conselho Diretor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) deliberaram sobre termos e condições adicionais para a seleção do Investidor de Referência.
Concorrem ao cargo nomes como Aegea, Equatorial (EQTL3) e até o empresário Nelson Tanure como um dos possíveis acionistas de referência.
Os Conselhos, portanto, estipularam um preço mínimo para venda de ações na oferta pública, entre outras determinações mínimas para o investidor de referência escolhido.
“Devido ao caráter confidencial do assunto, a ata completa da reunião somente será divulgada e publicada após a liquidação da Oferta Pública”, afirma a companhia em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Sabesp (SBSP3) e o direito de “enganar” o concorrente
Um dos mecanismos estipulados foi o chamado direito de combinar (direto para igualar, em tradução livre), o que aumenta a concorrência pelo pacote de ações oferecido pelo Estado.
Basicamente, o direito de combinar permite que investidores de referência que apresentem o melhor preço e quantidade de ações tenham o direito de equiparar sua oferta com a de outros concorrentes e vencer a disputa.
Vale lembrar que o investidor que quiser se tornar acionista de referência da Sabesp precisará passar pelo construção de livro — jargão de mercado para coletar as intenções dos investidores.
Vencerá quem apresentar o melhor preço ponderado pelo maior volume de demanda — o que, no final das contas, significa que não necessariamente vencerá quem apresentar apenas o melhor preço.
Como direito de combinaragora será possível combinar uma oferta com outra.
“Além disso, caso o preço do livro vencedor fique abaixo do preço inicialmente proposto pelo investidor de referência, ele pagará a diferença diretamente ao Governo de SP após o fechamento da oferta”, diz nota do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos ( PPI) do governo de São Paulo, publicado ontem à noite.
Quanto cada pessoa tem — e terá — da empresa
Atualmente, o Estado de São Paulo detém 50,3% da Sabesp e pode vender as ações ordinárias do SBSP3 que possui direta ou indiretamente – desde que mantenha um mínimo de 18% do capital social da Sabesp. O percentual pode ser ainda maior, dependendo das condições de mercado.
Da mesma forma, o governo de São Paulo ainda deverá manter 10% do capital social da Sabesp em ações preferenciais de classe especial (parte de ouro).
O acionista de referência, que deverá ser selecionado no acompanhamento Após a privatização, terá alocação prioritária de 15% do capital social da Sabesp, conforme informado anteriormente.
E o cargo de acionista de referência é muito cobiçado porque permite, entre outras coisas, indicar o nome do futuro presidente da Sabesp, bem como o direito a 15% do capital social da empresa e indicar três conselheiros, além de outros benefícios dentro da empresa.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh