Quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Jean Paul Prates do comando do Petrobrás (PETR4), o investidor manteve os ouvidos atentos — o medo de interferências políticas voltava a assombrar a estatal, que acabava de sair do imbróglio da distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas. Desde então, as declarações do petista sobre a petroleira voltaram aos holofotes do mercado.
Nesta quarta-feira (19), Lula voltou a falar sobre a Petrobras —dois dias após o fechamento da estatal acordo com a Receita Federal para fechar um pendências tributárias de quase R$ 20 bilhões.
Desta vez, o petista teve um motivo: a cerimônia de posse do novo presidente da estatal, Magda Chambriard. O evento aconteceu no Rio de Janeiro.
Sim, a Petrobras pagará imposto
No momento em que a equipe econômica trabalha para reconstruir a base tributária e aumentar a arrecadação, Lula fez questão de dizer que a Petrobras é uma das fontes de receita do governo.
“Quanto mais a Petrobras for lucrativa, mais impostos ela pagará e mais [ministro Fernando Haddad] você vai ficar feliz”, disse. “Ninguém quer que a Petrobras perca dinheiro, quero que seja uma empresa lucrativa”, acrescentou.
A afirmação ocorre após a estatal fechar acordo no valor de R$ 19,8 bilhões com a Receita Federal para encerrar disputas com o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Ó O teu dinheiro contou tudo sobre o caso.
MAGDA CHAMBRIARD TEM ‘CRIATIVIDADE’ PARA SECAR O DINHEIRO DA PETROBRAS (PETR4)?
Investimentos: a menina dos olhos de Lula
Lula avaliou que a descarbonização da economia não será motivo para a perda de relevância da Petrobras, que na sua avaliação é uma “empresa de energia”.
A carteira de investimentos da estatal também tem focado em fontes renováveis, uma defesa da gestão do atual governo.
“Quem quis destruir a Petrobras nunca conseguiu”, disse Lula, que também falou do papel da empresa na cadeia produtiva de combustíveis e em setores como o de fertilizantes.
“Interromper os investimentos em gás natural e fertilizantes foi um dos maiores reveses do país. A Petrobras pode ajudar o país a enfrentar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia”, acrescentou.
Para Lula, a nova gestão da Petrobras não “tem medo de desafios”, em referência ao plano estratégico de investimentos da empresa. O plano para o período de 2024 a 2028 prevê investimentos de cerca de 102 mil milhões de dólares.
No discurso de posse de Chambriard, Lula depositou parte do sucesso do Brasil para a Petrobras, afirmando que se a empresa der certo, o país também terá sucesso.
“Tem uma certeza na minha cabeça: se a Petrobras funcionar, o Brasil funcionará; Se a Petrobras erra, significa que o Brasil também erra”, disse Lula. “Torço, luto e morro para que o Brasil tenha sucesso.”
Em seu discurso, o petista elogiou o novo presidente da estatal. Segundo ele, Chambriard tem competência e todas as credenciais para enfrentar os desafios da empresa.
Quando chegou sua vez de falar, Chambriard afirmou que Lula lhe deu a missão de movimentar a Petrobras porque a empresa tem capacidade de movimentar o Produto Interno Bruto (PIB).
“A missão dada pelo presidente foi movimentar a Petrobras, porque impulsiona o PIB do país. Ele me pediu para administrar a Petrobras com respeito à sociedade brasileira”, disse.
“Ele me disse que tem muito carinho pela Petrobras, que a sociedade brasileira ama a Petrobras e que não quer confusão nesta empresa”, acrescentou.
Chambriard disse que a sensação é de “voltar para casa”, já que trabalhou por mais de 20 anos na empresa.
“O que vamos fazer está inscrito no Plano Estratégico, e tem potencial para gerar centenas de milhares de empregos diretos e indiretos, além de recursos em impostos e contribuições especiais à União Federal”, afirmou.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh