A inteligência artificial (IA) É sem dúvida a nova fronteira da tecnologia. Cada empresa busca fazer diferentes aplicações de modelos que possam gerenciar tudo, desde grandes bancos de dados até modelos econômicos de previsão. Porém, existem diversas barreiras que podem dificultar a movimentação dessa carruagem virtual.
Em relatório publicado nesta segunda-feira (15), a S&P Global dissecou o relatório ambiental do Google, controlado pela Alphabet, publicado em 2 de julho.
Vale lembrar que, em 2019, a gigante tecnológica se comprometeu a zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030. Porém, quatro anos após o estabelecimento dessa meta, houve um crescimento de 48% nas emissões entre 2019 e 2023.
O Google atribui esse aumento à demanda por centros de dados em regiões “difíceis de descarbonizar”, como a Ásia-Pacífico, além da procura por produtos de IA.
Voltando alguns passos, os modelos de IA precisam de grandes bancos de dados para serem treinados. Essas informações são armazenadas em centros de dados longe dos países onde são desenvolvidos e trabalhados.
Inteligência artificial e a demanda por energia
Vale destacar também que toda a cadeia de inteligência artificial (desde centros de dados até trabalhar com esses dados) consome energia elétrica quase ininterruptamente.
Como resultado, a Agência Internacional de Energia (AIE) projetou que a procura de eletricidade poderia duplicar até 2026 em comparação com os níveis de 2022 devido ao aumento da utilização de energia elétrica. centros de dados.
“Centros de dados utilizam 10 a 40 vezes mais energia por metro quadrado do que um edifício de escritórios típico”, afirmam os analistas da S&P. As projeções para 2024 indicam que a receita anual da indústria de data centers deverá crescer 14% na Europa e 18% nos EUA.
Países onde centros de dados Utilizam principalmente a queima de carvão e petróleo para gerar energia, fontes altamente poluentes. De facto, análises mais aprofundadas sugerem que a procura deste serviço está a manter em funcionamento muitas centrais a carvão que poderiam ser desactivadas.
Não é apenas o Google
A pegada de carbono da Microsoft também está caminhando na direção oposta, uma vez que a empresa se comprometeu com emissões zero de carbono.
De acordo com o relatório de sustentabilidade de maio, as emissões da empresa aumentaram 29% desde o estabelecimento de uma linha de base em 2020. Da mesma forma, devido à expansão da pegada do data center.
Vale ressaltar que o Google já afirmou que a expansão da IA generativa permitirá à empresa e aos seus clientes acelerar tecnologias que podem reduzir emissões.
No entanto, até à data, não há provas de que novas tecnologias amigas do ambiente centradas em fontes de energia renováveis estejam a ser aceleradas através da IA generativa.
Se a inteligência artificial tiver sucesso…
Esta tendência poderá resultar num aumento das emissões de gases com efeito de estufa até 2030, na direção oposta à expectativa de emissões zero do Google.
Para tentar superar esse problema, o Google introduziu recentemente uma “taxa de transição limpa”, que reúne clientes com fornecedores de energia para ajudar a financiar novos projetos de geração limpa – porém, nos Estados Unidos.
A empresa também anunciou novos investimentos na Ásia, incluindo a construção de 1 GW de nova capacidade solar em Taiwan.
Além disso, a pesquisa da empresa mostra que é possível reduzir a energia necessária para treinar IA em até 100 vezes e as emissões associadas à IA em até 1.000 vezes.
Uma das alternativas para lidar com as emissões de IA é transferir servidores de IA Centro de dados por processadores mais eficientes, e é isso que o Google tem feito.
Mesmo com o aumento das emissões, a Google procura utilizar apenas fontes de eletricidade isentas de carbono, com 10 regiões da rede das suas operações a alcançar pelo menos 90% de energia isenta de carbono.
Por fim, a gigante tecnológica afirmou que mantém uma média global de 64% de energia livre de carbono. A empresa também pediu aos seus maiores fornecedores de produção que se comprometessem com uma utilização 100% de energia renovável até 2029.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh