RESUMO DO DIA: Os investidores internacionais não dão um tom único às bolsas de valores no exterior. Depois de um pregão positivo em Nova York, mas negativo na Europa, o dia começa com ajustes para índices ao redor do mundo.
O fechamento das negociações na Ásia foi misto, enquanto os mercados de ações na Europa aguardam recuperação e os futuros de Wall Street sobem no pré-mercado.
Portanto, os investidores aguardam a publicação dos dados de emprego nos Estados Unidos, visando o relatório de emprego privado da ADP. Na sexta-feira acontece a tão esperada divulgação da folha de pagamento dos EUA.
Os investidores esperam que a Reserva Federal reduza as taxas de juro se o mercado de trabalho começar a mostrar sinais mais claros de fraqueza. Até então, a previsão de cortes nas taxas é incerta.
Aqui as atenções se voltam para a tributação de compras internacionais até US$ 50,00. As idas e vindas da isenção ou não colocam o governo federal e o Congresso em um cabo de guerra, o que dificulta encontrar um meio-termo para ambos.
Da mesma forma, os investidores locais também aguardam a publicação da produção industrial de abril.
Confira o que movimenta os mercados nesta quarta-feira (5):
7h20
PMIs DE SERVIÇO NA EUROPA E ÁSIA
Uma série de índices de gestores de compras (PMI) veio à tona na Europa e na Ásia entre ontem à noite e hoje cedo.
Depois dos PMI industriais, chegou a altura de medir a actividade no sector dos serviços, o que também levou ao cálculo do PMI compósito.
Confira os resultados abaixo, lembrando que leituras acima de 50 indicam expansão da atividade e abaixo, contração.
- Japão: O PMI de serviços do Japão caiu de 54,3 em abril para 53,8 em maio. Mesmo com a queda, o indicador ficou acima da leitura preliminar de 53,6. O PMI composto japonês, que engloba serviços e indústria, subiu de 52,3 em Abril para 52,6 em Maio.
- China: O PMI de serviços da China aumentou de 52,5 em abril para 54,0 em maio. A expectativa era de queda para 52,4. Como resultado, o PMI composto chinês subiu de 52,8 para 54,1 no mesmo período.
- Zona Euro: O PMI dos serviços da zona euro caiu marginalmente entre Abril e Maio, caindo de 53,3 para 53,2. O PMI composto do bloco, que engloba serviços e indústria, aumentou de 51,7 para 52,2 no mesmo período, atingindo o nível mais alto em 12 meses.
- Alemanha: O índice de gestores de compras de serviços da Alemanha subiu de 53,2 em Abril para 54,2 em Maio, atingindo o máximo dos últimos 12 meses. O PMI composto alemão aumentou de 50,6 para 52,4 no mesmo período, atingindo também o nível mais elevado em 12 meses.
- REINO UNIDO: O PMI de serviços do Reino Unido caiu de 55 em abril para 52,9 em maio. O PMI composto britânico caiu de 54,1 para 53 no mesmo período, mas excedeu ligeiramente a estimativa inicial de 52,8.
7h18
PIB DA AUSTRÁLIA CRESCE MENOS QUE O ESPERADO
O PIB da Austrália cresceu menos do que o esperado no primeiro trimestre de 2024.
A economia australiana avançou 0,1% face ao quarto trimestre de 2023 e 1,1% face ao mesmo período do ano passado.
As expectativas eram de aumentos de 0,3% no trimestre e de 1,3% no ano.
7h18
PIB da COREIA DO SUL REVISADO PARA BAIXO
O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul para o primeiro trimestre de 2024 foi revisto em baixa.
Segundo atualização da agência de estatísticas sul-coreana, a economia do país cresceu 3,3% em relação ao mesmo período de 2023.
A leitura anterior era de expansão de 3,4%.
7h17
O QUE ACONTECEU NOS MERCADOS ONTEM?
Os ventos contrários continuaram soprando na B3, com a desvalorização das commodities —e o colapso das ações das empresas com maior peso no principal índice da bolsa brasileira.
O Ibovespa fechou em queda de 0,19%, aos 121.802 pontos. O dólar subiu acentuadamente e encerrou o dia cotado a R$ 5,28, com alta de 0,98% no mercado à vista.
Aqui, as perdas da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4) foram contidas por novos dados econômicos. A economia brasileira cresceu 0,8% no primeiro trimestre, acima do esperado pelo mercado.
O Ministério da Fazenda apresentou medidas para compensar a isenção do imposto sobre a folha de pagamento. Entre elas, limitar a utilização de créditos tributários provenientes de tributos federais PIS/Cofins.
Lá fora, Wall Street reagiu ao início da enxurrada de dados sobre o mercado de trabalho. O relatório Jolts apontou que as vagas de emprego nos Estados Unidos foram as menores desde janeiro de 2021. A expectativa é para o relatório oficial de empregos, o payroll, que será divulgado na próxima sexta-feira (7).
Confira o que movimentou os mercados nesta terça-feira (04).
lista de credenciados ipsemg 2023
boleto financiamento banco pan
banco inss
consultar contrato consignado bradesco
futebol 0800
credito emergencial itau
empréstimo loas vai voltar