Nesta quinta-feira de Corpus Christi (30), muitos brasileiros aproveitam uma merecida folga feriado (muito frio no Centro-Sul do país, aliás), e o bolsa de estudos brasileira permaneceu fechado. Mas lá fora, o mercados eles continuaram a todo vapor.
Os principais índices de ações em Nova Iorque fechou em baixa hoje, depois do Força de vendas divulgou um balanço com números de receitas decepcionantes e orientação (projeções), apesar do forte lucro. As ações da empresa registaram uma queda acentuada de mais de 20%.
Com isso, o Índice Dow Jones caiu 0,86%, o S&P 500 caiu 0,60% e o Nasdaq caiu 1,08%.
A divulgação de alguns dados económicos abaixo das expectativas em NÓS pressão reduzida nas bolsas de valores americanas, levando tarifas do TesourosTítulos do Tesouro dos EUA, a serem aliviados.
Você pedidos de subsídio de desemprego subiu 3 mil na semana passada, para 219 mil. O resultado superou as expectativas dos analistas ouvidos pela FactSet, que previam um aumento de 218 mil. O total de pedidos da semana anterior foi revisado para cima, de 215.000 para 216.000.
Além do desemprego acima do esperado, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA apresentou crescimento de 1,3% no primeiro trimestre, na segunda leitura anualizada, desempenho abaixo do aumento de 1,6% esperado pelos analistas consultados pela FactSet. No quarto trimestre, o crescimento havia sido de 3,4%.
O índice de preços de consumo também foi divulgado esta manhã (PCEna sigla em inglês) do primeiro trimestre, a medida de inflação preferida do Reserva Federal (Fed, banco central americano), que subiu 3,3% no período, abaixo do aumento preliminar de 3,4% reportado anteriormente. O núcleo PCE avançou 3,6%, também inferior aos 3,7% preliminares. Amanhã será divulgado o PCE de abril.
O tom dos mercados já tinha sido negativo ontem
Os índices americanos fecharam em baixa na última quarta-feira (29), com os juros do Tesouro apontando para cima e a divulgação do Livro Begeque mostrou sinais de uma economia ainda muito forte nos Estados Unidos, o que aumenta a incerteza sobre um corte na taxa de juros por parte do Fed.
Ó dólar, por sua vez, subiu globalmente dada a força da economia americana, e valorizou 1,06% frente ao real, fechando acima de R$ 5,20. Hoje, os moeda americana manteve a ascensão contra outros moedas forte.
Por aqui, ontem também foi bastante negativo, com queda de 0,87% no Ibovespa, que fechou em 122.707 pontos. A bolsa de valores brasileira refletiu a queda Wall Streetalém de ter sofrido com a baixa liquidez pré-feriado.
A queda de taxa de desemprego para um nível inferior ao esperado, o que mostra a força da atividade econômica brasileira, e um superávit primário do setor público abaixo do esperado em abril também contribuiu para a queda do Ibovespa.
Apesar disso e do tom negativo em Wall Street nesta quinta-feira, o ETF de ações brasileiro EWZ, negociado na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), subiu hoje 0,52%. Os destaques foram os ADRs da Petrobras, que subiram 1,7% e do Bradesco, com alta de 2,7%.
Europa fecha em alta
Os principais índices europeus também fecharam no azul esta quinta-feira, após dois dias de quedas. O índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,59%.
Entre os dados econômicos divulgados na região, a taxa de desemprego no zona euro caiu de 6,5% em março para 6,4% em abril, após ajustes sazonais, um novo mínimo histórico.
O índice de confiança do consumidor subiu de -14,7 em Abril para -14,3 em Maio, como esperado, e o sentimento económico da zona euro subiu de 95,6 em Abril para 96,0 em Maio, mas neste caso abaixo da previsão de 96,3 dos analistas consultados pela FactSet.
Ao avaliar os dados, a Capital Economics considerou que o sentimento das empresas e dos consumidores para Maio é “consistente com o fraco crescimento do PIB da zona euro”.
As pressões sobre os preços, por sua vez, “ainda são fortes, mas continuam a diminuir”, acrescenta a consultora, num relatório aos clientes. A Capital Economics também espera que a taxa de desemprego na zona euro flutue no intervalo actual durante o resto do ano.
Apesar da melhoria do sentimento económico na zona euro, os investidores continuam a esperar um corte nas taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE) na próxima semana.
Mercados de ações asiáticos fecham em baixa
Ja entrou Ásiaas incertezas sobre cortes de juros nos EUA pesou e os principais índices fecharam a sessão com nota negativa, acompanhando as bolsas de NY na véspera. No Chinamais especificamente, as ações do setor imobiliário caíram, enquanto as das empresas de semicondutores subiram.
No Bolsa de Valores de TóquioÓ Índice Nikkei fechou em queda de 1,30%, e em SeulÓ Índice Kospi registrou queda de 1,56%.
No ChinaO Bolsa de Valores de Xangai registrou perda de 0,60%, e Shenzhen caiu 0,46%. Já o Índice Hang Sengde Bolsa de valores de Hong Kongcaiu 1,34%, e o Taiexem Taiwancaiu 1,38%.
Com informações do Estadão Conteúdo.
lista de credenciados ipsemg 2023
boleto financiamento banco pan
banco inss
consultar contrato consignado bradesco
futebol 0800
credito emergencial itau
empréstimo loas vai voltar