O Japão provavelmente interveio agressivamente a favor do iene no mercado cambial pela segunda vez consecutiva, de acordo com um cálculo baseado em dados do Banco do Japão (BoJ) e de corretores independentes.
A última vez que houve intervenção cambial por parte do BoJ foi na sexta-feira (12) e a última segunda-feira (15) foi feriado nacional no Japão. As transações cambiais são normalmente liquidadas em dois dias úteis.
Em projeção diária divulgada nesta terça-feira (16), o Banco do Japão disse que os depósitos de bancos comerciais no banco central japonês provavelmente cairão 2,74 trilhões de ienes, o equivalente a outros US$ 17 bilhões, na quarta-feira (17) devido a fatores tributários.
O número se compara a um declínio de 600 bilhões de ienes estimado pelos corretores em previsões anteriores.
A diferença de cerca de 2 biliões de ienes entre a estimativa do BoJ e a dos corretores fornece uma indicação da dimensão da intervenção cambial que teria ocorrido na última sexta-feira.
Dados divulgados na semana passada já indicavam a possibilidade de o governo japonês ter gasto mais de 3 trilhões de ienes para defender a moeda local na quinta-feira (11). O Ministério das Finanças do país asiático não confirmou se interveio.
- Como proteger seus investimentos: o dólar e o ouro são ativos “clássicos” para quem quer proteger os seus ativos da volatilidade do mercado. Mas, afinal, qual a melhor forma de investir em cada um deles? Descubra aqui.
Por que houve novamente intervenção no iene?
O iene fortaleceu-se acentuadamente em relação ao dólar sem razão aparente durante a semana passada. O movimento gerou especulações sobre uma possível intervenção cambial.
Vale lembrar que o diferencial entre o dólar e o iene criou uma oportunidade comercial altamente lucrativa chamada transportar comércio.
Nessa operação, os investidores compram uma moeda (no caso, o iene) a preços baixos para investir em ativos dolarizados, visando maximizar ganhos no curtíssimo prazo.
Desta forma, o investimento em ativos dolarizados tende a aumentar o valor da moeda norte-americana em comparação com outras — o que ajuda a explicar a força do dólar face a outras moedas.
Nas últimas semanas, o iene tem sido negociado perto dos mínimos de 38 anos em relação ao dólar. A moeda japonesa caiu 11% em relação ao dólar desde o início do ano. Às 7h (horário de Brasília), o dólar era negociado a 158,38 ienes, ante 157,86 ienes no final da tarde de segunda-feira.
E deve haver mais por vir…
O inverso desta operação – isto é, uma valorização do dólar face ao iene – pode exigir a intervenção contínua do BoJ na moeda japonesa.
A tentativa de assassinato do ex-presidente do NÓSque ocorreu durante um comício no sábado, intensificou ainda mais a campanha eleitoral.
Para o colunista do Seu Dinheiro, Matheus Spiess, assim como o ataque a Ronald Reagan em 1981, observa-se que tais acontecimentos podem fortalecer a moeda nacional e elevar os juros.
“Esta situação sugere um possível reforço da posição de Trump para um regresso ao poder, com implicações substanciais para os mercados e para a economia”, escreve hoje na sua coluna.
Ou seja, o cenário atual tende a gerar um fortalecimento ainda maior do dólar frente ao iene, o que pode exigir novas intervenções do BoJ no mercado cambial.
*Com informações do Estadão Conteúdo
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh