O fantasma de recuperação judicial voltou para assombrar o mercado fundos imobiliários Neste mês. O susto veio mais especificamente para investidores de dois FIIs: o Riza Domus (RZDS11) e a Habitat XP (XPHB11).
Ambos relataram que as empresas que fazem parte do Grupo Arquiplan e são devedores de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) que estão nas carteiras protocolaram pedido na 3ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo no início de julho.
No caso do XP Habitat, o CRI em questão representa 6% do patrimônio líquido do fundo e é devido por AR30 – Incorporadora e Construtora.
O FII destaca que a empresa de segurança “prontamente tomou as medidas cabíveis para defender os interesses dos titulares de CRI”.
A XPadministrador e gestor do fundo, comprometido em manter o mercado e os acionistas informados sobre quaisquer novos acontecimentos relevantes relacionados ao devedor ou ao RJ que possam gerar “possíveis impactos no fundo”.
LEIA TAMBÉM: 5 fundos imobiliários para comprar agora e buscar “aluguel” na conta em forma de ganhos
Fundos imobiliários destacam garantias do CRI
Mas a XP destaca também que as obras do empreendimento imobiliário que apoia o CRI já avançam fisicamente cerca de 85% e estão a ser executadas por uma construtora alheia ao Grupo Arquiplan.
Segundo o comunicado, a empresa em causa “tem vindo a realizar os trabalhos de acordo com critérios técnicos adequados, além de a gestora dispor de uma equipa especializada para este tipo de operação, incluindo robustas áreas próprias de engenharia e monitorização”.
O documento menciona ainda que o CRI possui as seguintes garantias reais:
- alienação fiduciária do imóvel;
- alienação fiduciária de ações do devedor;
- cessão fiduciária de créditos pela venda de unidades autônomas do empreendimento;
- garantia prestada pela holding e pelos diretores.
“Portanto, apesar das questões jurídicas acima mencionadas, a estrutura da operação é robusta para proporcionar condições suficientes para o sucesso na busca pela recuperação integral do saldo devedor”, diz o comunicado.
LEIA TAMBÉM: XPML11, BTLG11 e outros 15 fundos imobiliários com descontos e dividendos atrativos, segundo especialistas em encontrar oportunidades em FIIs
E o FII da Riza?
O fundo imobiliário Riza Domus, também gerido pela XP, mas gerido pela Ativo Riza, tem 6,6% do seu patrimônio líquido investido em CRI vinculado ao Grupo Arquiplan. Aqui, o devedor é a sociedade de propósito específico (SPE) AR21 – Incorporação e construção.
O comunicado do FII informa que o AR21 é uma SPE com bens direcionados — ou seja, separados do patrimônio da incorporadora e destinados à conclusão das obras.
Vale destacar que, em julgamento referente à recuperação judicial de outro grupo de construção e incorporação concluído em 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as SPEs com ativos alocados não estão sujeitas aos efeitos do RJ.
Além disso, as obras do empreendimento vinculado a este CRI têm andamento físico de 45% e vendas contratadas de 40%. Assim como no caso da XP, a construtora do imóvel também não tem ligação com o grupo que solicitou o RJ.
“Atualmente, a previsão de entrega e o orçamento das obras estão em linha com as expectativas. Dessa forma, a estrutura da operação é amparada por garantias fiduciárias, além da execução do projeto, proporcionando condições suficientes para o recebimento do saldo devedor”, cita o comunicado.
As garantias de CRI em que a Riza Domus investe incluem ainda a alienação fiduciária de imóveis, valores a receber e ações, aval de duas empresas e de dois sócios-gerentes da Arquiplan.
Procurado por O teu dinheiro, o grupo Arquiplan não retornou contato e a XP não se pronunciou até a publicação desta reportagem. A Riza Asset informou que está acompanhando o caso e decidiu não comentar neste momento.
Mas vale ressaltar que a gestora e a XP assinam os comunicados citados no texto, que serão atualizados caso alguma das três empresas opte por enviar um posicionamento oficial.
preciso de renda extra urgente
simulador de aposentadoria do servidor público estadual rj
margem consignado servidor público federal 2023
qual a taxa de juros de um emprestimo
correspondente banco pan consignado
banco pan cnpj e endereço
alô meu inss
simulador de portabilidade de emprestimo consignado