A disputa pelo cargo de prefeito da cidade de São Paulo começa a ganhar contornos mais certos e o deputado federal Tabata Amaral (PSB) falou exclusivamente com O teu dinheiro no podcast Touros e Ursos sobre os principais pontos da sua candidatura.
Formada em ciências políticas pela Universidade de Harvard, a deputada está no segundo mandato na Câmara e, aos 30 anos, quer ser a mais jovem prefeita da cidade de São Paulo.
Se eleita, ela quebrará o jejum de mais de dez anos na prefeitura, que não tem uma mulher à frente desde a eleição de Marta Suplicy —atual candidata à vice-presidência. Guilherme Boulos (PSOL).
Entre os temas debatidos pelo pré-candidato na entrevista estão a privatização dos serviços de água e esgoto — liderada pela privatização da Sabesp (SBSP3) —, preocupações envolvendo o fluxo de caixa da cidade e o distanciamento da imagem de “terceira via” no eleição polarizada.
Vale dizer também que O teu dinheiro convidou os três pré-candidatos a prefeito mais bem posicionados nas últimas pesquisas Datafolha para participarem do programa: além de Tabata Amaralo prefeito também foi chamado Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos.
Você pode conferir a entrevista completa no YouTube do Seu Dinheiro. Abaixo estão os principais destaques desta conversa:
Tabata Amaral e a privatização da Sabesp (SBSP3)
De olho na “jóia da coroa paulista”, a deputada afirmou que respeitará os contratos herdados da atual gestão de Ricardo Nunes, que deve concorrer à reeleição este ano. No entanto, ela ficou contra o O modelo de privatização da Sabesp.
“Conheço muito bem o contrato de privatização da Sabesp. Por isso tenho me posicionado contra a forma como está sendo conduzido”, disse o deputado durante o programa, que focou em questões econômicas que afetam não só os paulistanos, mas também os investidores em geral.
Mesmo discordando dos acordos feitos, a deputada afirma que, caso vença a disputa para prefeito, respeitará os contratos herdados da atual gestão.
“Para podermos contar com o setor privado, talvez o mais importante seja a segurança jurídica”, afirmou. “As pessoas podem ficar tranquilas, respeitarei os contratos que herdar. Esse é o básico.”
“Se há ilegalidades”, continua ela, “precisamos agir”, disse ela, ao ser questionada sobre herdar maus contratos da atual prefeitura.
Você também pode ouvir a conversa no Spotify:
Situação fiscal preocupa pré-candidato
Segundo dados da prefeitura de São Paulo, o caixa disponível da cidade atingiu o valor recorde de R$ 34,8 bilhões em 2023. Porém, o futuro das contas públicas do município paulista não parece tão promissor para o deputado.
“Estou bastante assustado com a situação fiscal da cidade”, disse o pré-candidato a prefeito de São Paulo. “[Ricardo] Nunes herdou a prefeitura de Bruno Covas numa situação muito confortável porque foi feita uma reforma previdenciária, houve renegociação de dívidas e esforços foram feitos por muitas gestões para cuidar das contas”, afirma o deputado federal.
“Parece que quando a bonança chegou, pensaram que a responsabilidade fiscal já não era necessária.”
Se antes as críticas do deputado ao atual autarca se centravam nas oportunidades de investimento perdidas para o município, ao olhar para os números mais recentes o discurso fiscal transformou-se em preocupação.
“Fechamos o ano passado com déficit e a trajetória esperada para os próximos anos é de déficit e os gastos estão aumentando mais rápido que a receita do município”, comenta o pré-candidato do PSB.
O bom uso do dinheiro da prefeitura, por Tabata Amaral
Além disso, o pré-candidato está preocupado com a forma como os recursos da cidade estão sendo utilizados. Para ela, metade do dinheiro investido na cidade foi gasto em obras de baixa qualidade.
“É o asfalto que desmorona, o recapeamento desnecessário, aquela pequena obra que você passa e ninguém está trabalhando. Você se pergunta: ‘Mas por que eles estão fazendo isso e não fazendo o que é mais necessário?’”
Como alternativa, o deputado federal também defende um projeto de lei no Congresso que propõe que grandes gastos de qualquer governo — seja municipal, estadual ou federal — sejam monitorados em termos de impacto. Segundo ela, a ideia é olhar não só quanto é destinado a cada setor, mas o retorno dos projetos.
“O dinheiro que investimos na educação está proporcionando uma educação de qualidade? Na área da saúde, você está reduzindo as filas? Hoje a resposta é não”, comenta Tabata.
“Terceira via vem em terceiro lugar”, diz Tabata
Apesar de ser conhecido como representante dos chamados “terceiro através da”, a pré-candidata pelo PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, já disse que não gosta desse apelido. “Terceira via é quem ficar em terceiro lugar”, brinca.
Então, onde se encaixa o pensamento político de Tabata? A deputada diz que a resposta é mais complexa do que simplesmente definir se o seu pensamento se enquadra mais à direita ou à esquerda do espectro político.
“Quando falamos de uma cidade tão grandiosa e complexa como São Paulo, acho que precisamos ir além dessas duas caixas de esquerda e direita, Lula e Bolsonaro”, disse.
“Temos um problema enorme de segurança pública, com aumento de roubos de celulares, aumento de estupros, etc. Precisamos também de um prefeito que entenda a importância dos cuidados de limpeza, do lixo nas ruas e da iluminação. Isso é de direita? Beleza.”
Ativista da educação, o deputado criticou o governo municipal ao afirmar que São Paulo foi a capital que mais caiu no ranking nacional de alfabetização. “Falar de educação e querer que São Paulo tenha as melhores escolas públicas é de esquerda? Então está tudo bem, mas não me importo”, disse ela.
Para o deputado federal, o principal objetivo da campanha não é defender uma bandeira de direita ou de esquerda, mas sim formar um governo diversificado.
qual melhor banco para receber benefício do inss
banco da familia simulação emprestimo
telefone consignado itaú
salvador tempo agora
simular aposentadoria prefeitura rj
como cancelar um empréstimo consignado
o que é credito consignado itau
banco pan login correspondente
banco pan segunda via de boleto
celular de idoso com whatsapp