A implementação de Plano real foi a iniciativa de política económica mais importante da história recente do país. “Acho que o Real é uma condição necessária, é uma etapa incontornável de todos os avanços que fizemos nos últimos 30 anos”, afirmou nesta segunda-feira (1º), o diretor do Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, Renato Gomes.
Afirmou que a responsabilidade fiscal é a perna do tripé macroeconómico que “mais enfraqueceu” até agora. Desde 2009, quando o país começou a ter dificuldades em entregar superávits primários consistentes, a política fiscal do Brasil tem sido “inconstante”.
“A nossa política orçamental tem sido inconsistente, para dizer o mínimo. Sofre, digamos assim, de uma falta crónica de credibilidade, e isto reflecte-se em grande parte nos resultados decepcionantes que tivemos em muitos destes anos.”
Sem credibilidade de politica fiscalo custo de trazer a inflação para a meta aumenta, disse Gomes.
A política fiscal deve ser anticíclica
O diretor do BC afirmou que é preciso tornar a política fiscal mais anticíclica, ou seja, expansionista quando a economia está fraca e contracionista quando a atividade cresce com mais vigor.
Gomes acredita que o Plano Real deu certo por dois motivos. Primeiramente, partiu de um diagnóstico mais complexo da realidade brasileira, atentando para elementos como sustentabilidade das contas públicas. Em segundo lugar, foi transparente, ganhando a confiança da população.
“O Plano Real envolve um diagnóstico um pouco mais complexo das questões brasileiras”, disse ele, em transmissão ao vivo do BC sobre o 30 anos da moeda. “Ele prestou atenção em elementos importantes, como o equilíbrio das contas públicas, que foi criado em 1993, antes do Plano Real, que é um elemento que escapou essencialmente a todos os planos anteriores”.
Gomes lembrou que a “primeira fase” do Real ocorreu quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tomou posse como Ministro da Fazenda, ainda em 1993, e promoveu uma agenda de controle das contas públicas.
“Já reflecte esta ideia, que estava no plano de acção imediato, de que não é possível ter estabilidade de preços sem estabilidade fiscal”, disse.
O plano foi apoiado pela população
O diretor afirmou ainda que o fato de as medidas de implementação do Plano Real terem sido anunciadas com antecedência permitiu que a população tivesse confiança na iniciativa.
“O Plano Real, ao contrário de outros planos, rapidamente ganhou a confiança da população, porque não houve surpresas, não houve pacotes, não houve constrangimentos, foi gradual, foi transparente.”
Segundo Gomes, foi o Real que permitiu o políticas de transferência de renda progresso no país nos últimos 20 anos. Disse também que a inflação penaliza mais os mais pobres.
Segundo o executivo do BC, o Plano Real permitiu uma rara janela de crescimento constante da produtividade no Brasil.
Alta produtividade
“Foi depois do plano e até o final da primeira década dos anos 2000 que o Brasil teve um raro momento em que a produtividade crescia constantemente”, disse. “Esta é uma consequência imediata do Plano Real.”
Segundo Gomes, o Real permitiu o mercado de crédito floresceu suprimindo o hiperinflação. Também permitiu que as empresas planeassem a longo prazo e investissem, por exemplo, em tecnologia.
Antes do Real, lembrou o diretor, o sistema financeiro estava extremamente concentrado e os bancos lucraram essencialmente com correção monetária. Com o mercado de crédito fechado, a produtividade do Brasil quase não cresceu de 1980 a 1994, disse ele.
“O negócio do crédito, que é o core business de um banco, era naquela altura secundário, essencialmente porque a inflação não permitia a concessão de crédito de longo prazo e a correcção monetária gerava rendimentos que sustentavam as instituições financeiras”, afirmou.
Pressão no tripé
“Se a política fiscal for sempre expansionista, coloca-se muita pressão nas outras duas pernas do tripé macroeconômicoo que poderia levar a desvalorizações ou colocar muita pressão sobre a política monetária”, disse ele.
Lembrou que deflacionar a economia apenas através da política monetária é mais dispendioso em termos de actividade.
Gomes disse ainda que, hoje, há um “grande esforço” para recuperar a credibilidade fiscal do Brasil. Ele também reiterou que Comitê de Política Monetária (Copom) tem o “compromisso absoluto” de garantir que a inflação convirja para a meta, cujo centro é de 3%.
*Com informações do Estadão Conteúdo
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh