Você Brasileiros quem entregou o imposto de Renda (IR) em 2024 e tem o direito de reembolso agora você pode verificar se o dinheiro está disponível. Isso ocorre porque o Receita Federal lançamento hoje Consulta para o terceiro lote de reembolso de Imposto de Renda 2024.
No total, 6.091.572 contribuintes receberá R$ 8,5 bilhões, com a inclusão de cerca de 54,2 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
De acordo com Imposto, quase todo o valor será direcionado aos contribuintes com reembolso prioritário. No entanto, este é o primeiro lote a incluir os contribuintes não prioritários.
Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, moradores gaúchos quem regularizou o declaração em julho eles entraram no Lista de prioridades. No mês passado, 252.738 contribuintes do estado receberam restituições, inclusive de anos anteriores.
Quem irá em frente?
A lista de prioridades do terceiro lote é composta majoritariamente pelos contribuintes que informaram os principais Pix do tipo Cadastro de Pessoas Naturais (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizou o declaração pré-preenchida.
Desde o ano passado, as principais informações do Pix têm prioridade no recebimento. A modalidade também é campeã em volume de cidadãos que receberão a restituição do terceiro lote.
Em seguida, a categoria com maior número de contribuintes que receberão o pagamento é a dos brasileiros que não se enquadram em nenhum dos grupos prioritários legais, com 172.719 contribuintes.
Confira os cidadãos que participam da lista prioritária:
- 5.711.130 contribuintes que informaram a chave Pix ou utilizaram a declaração pré-declarada;
- 95.040 cidadãos entre 60 e 79 anos;
- 54.241 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul;
- 34.014 cidadãos cuja maior fonte de rendimento é o ensino;
- 14.756 idosos brasileiros com mais de 80 anos;
- 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
Como consultar a restituição do IR?
A consulta de reembolso de IR pode ser feito em Site da Receita Federal. Ao acessar o site, você deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois no botão “Consultar Restituição”.
Além disso, também é possível consultar o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito no dia 31 de julho por meio de depósito em conta ou por meio da chave Pix tipo CPF informada na declaração do IR.
Caso você não esteja na lista de contribuintes que receberão a restituição, deverá inserir o Central Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter um extrato da declaração.
Caso perceba alguma pendência, você pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de malha fina.
- As melhores recomendações do analista Matheus Spiess na palma da sua mão: newsletter especial revela uma recomendação por dia; acesse aqui
Não recebi… e agora?
Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, você poderá agendar o crédito para qualquer conta bancária em seu nome, através Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento com o Cliente Banco.
Caso você não resgate o valor da sua restituição após um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC.
Para isso, você precisará entrar na página e acessar o menu “Declarações e Extratos”. Em seguida, você deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh