Não é novidade que o inteligência artificial (IA) É a joia da coroa da indústria tecnológica atual. Praticamente o mundo inteiro tem voltado suas atenções para esse setor, que vem se apresentando como a mais nobre carne de investimento.
Como de costume, o Brasil não poderia ficar de fora desse “churrasco” internacional — mas, segundo reportagem do Itaú BBA, o país não deve ficar com a parte mais macia desse bife.
Para recapitular rapidamente, a inteligência artificial é um campo vasto, que vai desde modelos de linguagem de treinamento (LLMno jargão), até o desenvolvimento de computadores e infraestrutura para suportar novos Programas (programas) e locais de armazenamento para essas informações.
Dentro desse contexto, o Brasil tende a se destacar mais no campo da centros de dadosonde são armazenadas as informações que formarão a base dos LLMs, como ChatGPT e Gemini, por exemplo.
É verdade que transformar um grande repositório de dados em IA generativa pode não parecer um benefício à primeira vista. Porém, o Brasil pode ser escolhido como destino preferencial das empresas do setor devido à variedade em sua matriz energética.
- LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas para você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.
Inteligência artificial e geração de energia verde
Diversas empresas que estão desenvolvendo seus modelos de IA, como Alfabetodono de GoogleO Microsoft e a Amazonas, eles encontraram uma pedra no caminho. Isto porque as estimativas indicam que a procura global de IA exigirá um total de 12 terawatts-hora (TWh) até 2028.
E esta pedra é o crescimento das emissões de gases de efeito estufa, que vão contra as metas de zerar ou reduzir tais emissões, num contexto de economia sustentável.
A maioria de centros de dados destas empresas estão em países da Ásia e do Pacífico, onde a espinha dorsal da produção de energia é o carvão ou o Petróleo. Portanto, manter o armazenamento de dados nessas regiões é altamente poluente.
E é aí que entra o Brasil. Segundo o Itaú BBA, o país tem uma matriz energética que já inclui grande parcela de energias renováveis.
Em números: o Brasil nesta corrida
Cerca de 89% da oferta energética do Brasil provém de fontes desse tipo e ainda há espaço para que esse percentual aumente ainda mais.
Quando comparado à matriz energética de outros países do G20, o Brasil se torna um player ainda mais relevante, tendo o segundo menor valor de emissões equivalentes de gases de efeito estufa por unidade de energia (33,34 kgCO2/GJ).
Este número está bem abaixo de outros mercados emergentes, como:
- Argentina (52,75 kgCO2/GJ);
- México (57,98 kgCO2/GJ);
- China (66,19 kgCO2/GJ);
- Índia (71,23 kgCO2/GJ);
- Isso é África do Sul (87,23 kgCO2/GJ).
“Desde a sua criação, a capacidade instalada do Sistema Interligado Nacional (SIN) é composta principalmente por hidrelétricas distribuídas em bacias hidrográficas de diversas regiões do país. Nos últimos anos, a instalação de parques eólicos e solares, principalmente na região Nordeste, tem apresentado forte crescimento, tornando-se agora um elemento-chave na matriz energética”, destaca o relatório.
Inteligência artificial: pode acontecer que o Brasil tenha vento
Considerando os dados disponíveis atualmente, o Brasil possui mais de 179 mil quilômetros de linhas de transmissão em operação. Esse total deverá chegar a pouco mais de 220 mil quilômetros até o final de 2032.
Com isto, o país amplia ainda mais a sua capacidade instalada de energia renovável, ao mesmo tempo que visa a otimização do funcionamento da rede elétrica.
Um dos destaques do relatório do Itaú é a força dos ventos brasileiros, e o país vem aumentando cada vez mais seu parque eólico.
As instalações ainda bateram recordes uma após a outra durante a “safra eólica” (período de junho até o final do ano), chegando a abastecer toda a região Nordeste durante um dia inteiro e cerca de 20% do país em conjunto. .
O desenvolvimento da energia eólica no Brasil já acumulou investimentos de mais de US$ 42 bilhões nos últimos 11 anos. Como um dos países que mais investe em energia eólica no mundo, o Brasil foi classificado como energia eólica e já ocupa a sexta posição no Ranking de Capacidade Instalada do GWEC, Conselho Global de Energia Eólica.
E os riscos que se seguem
Nem tudo será bom para o mercado brasileiro, e os analistas do Itaú BBA veem isso.
No relatório, são destacados cinco pontos de atenção para os investidores que desejam aproveitar um setor que deverá crescer exponencialmente nos próximos anos. E eles são:
- Complexidade da regulamentação tributária: você centros de dados estão expostos a diversos tributos sobre suas operações, tanto na esfera municipal quanto na federal. Além disso, a construção de centros de dados também deverá enfrentar uma grande carga fiscal. Com as discussões em torno da reforma tributária ainda em curso, poderá haver uma melhoria nesta frente;
- Revogação dos compromissos de neutralidade carbónica das grandes empresas tecnológicas: A principal razão pela qual estas empresas se tornaram os maiores compradores de energia renovável é o seu compromisso de alcançar emissões líquidas zero de carbono nesta década. Se estes objetivos começarem a parecer muito distantes ou onerosos no curto e médio prazo, estas empresas poderão abandonar a estratégia;
- Avanços tecnológicos: O ritmo das mudanças na indústria de semicondutores tem sido impressionante e não podem ser excluídos avanços que possam alterar a relação entre a oferta e a procura globais na indústria da computação. Esta evolução poderá influenciar a procura de energia, tanto para cima — como, em algumas previsões, para baixo;
- Gargalos de infraestrutura: Tal como a procura de energia deve crescer, a infra-estrutura para apoiar todo o mercado da IA também deve acompanhar o ritmo;
- Enquadramento jurídico: Por fim, os analistas estão preocupados com os impactos do projeto de lei (PL) 2338/2023, que visa criar o marco regulatório da IA no Brasil. Na opinião dos especialistas, o quadro jurídico proposto parece muito mais restritivo em comparação com outros países e estabelece uma nova agência pública para governar o sector. Esta decisão vai na direção errada na perceção dos agentes do setor e deverá continuar a ser observada por quem pretende investir neste segmento.
fone facil bradesco 4002
bradesco consignado telefone 0800
o que é consignado inss
fazer emprestimo no bolsa familia online
quanto tempo demora para liberar emprestimo consignado itau
refinanciamento e portabilidade
valores de emprestimos
porque o inss cancela o benefício de quem renovar cnh