Diferenças entre Serasa e SPC: Entenda as distinções entre esses órgãos de proteção ao crédito e como elas afetam a sua situação financeira.
Se você já passou pela incômoda situação de ter o crédito negado ou não conseguir abrir conta em uma loja, é possível que seu nome esteja negativado. Muitos brasileiros nem sabem que estão nessa situação até enfrentarem um obstáculo financeiro como esse. Saber como consultar e resolver dívidas junto aos principais órgãos de proteção ao crédito é essencial para manter a saúde financeira.
O Serviço de Proteção ao Crédito, mais conhecido como SPC, é um banco de dados vinculado ao Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Este serviço compila informações sobre crédito e transações de consumo, auxiliando na formação do histórico de crédito do consumidor. Se você tem dívidas pendentes no comércio, provavelmente seu nome poderá estar registrado no SPC.
Veja também:
Afinal, como funciona o parcelamento no cartão de crédito?
Como o Serasa Experian impacta sua vida financeira?
Diferentemente do SPC, a Serasa Experian é uma empresa privada que acumula dados de instituições financeiras, como bancos e instituições financeiras. Analisa e classifica os consumidores com base no seu comportamento de pagamento, que inclui dívidas e regularidade dos pagamentos. Saber como você está classificado na Serasa pode ajudá-lo a negociar melhores condições de crédito no mercado.
SPC ou Serasa, onde consultar?
- CEP: Acesso pelo aplicativo SPC Consumidor. Cadastre-se, aceite os termos e verifique seu score de crédito e possíveis negativas.
- Serasa: Use o aplicativo Serasa para verificar sua situação gratuitamente. Basta se cadastrar e navegar pela interface para ver detalhes sobre sua pontuação e dívidas registradas.
O que fazer para limpar seu nome
Limpar seu nome no SPC e Serasa é fundamental para que você recupere a capacidade de obter crédito e realizar compras parceladas. Confira:
- Negocie suas dívidas: Tanto o SPC quanto o Serasa oferecem opções de negociação online, permitindo que você regularize sua situação sem sair de casa.
- Considere um Empréstimo Consignado: Se você é aposentado ou pensionista do INSS, pode aproveitar as taxas mais baixas para refinanciar suas dívidas.
- Antecipação de Saque Aniversário: Utilize recursos do seu FGTS para limpar seu nome, liberando antecipadamente as parcelas do Saque Aniversário.
Mantenha o controle regular de suas despesas e receitas. Utilize aplicativos de gestão financeira e estabeleça um orçamento mensal. Evite gastos impensados e sempre verifique sua capacidade de pagamento antes de assumir novas dívidas. Lembre-se, ter o nome limpo é mais que um conforto, é uma necessidade.
Imagem: Roman Samborskyi/shutterstock.com
preciso de renda extra urgente
simulador de aposentadoria do servidor público estadual rj
margem consignado servidor público federal 2023
qual a taxa de juros de um emprestimo
correspondente banco pan consignado
banco pan cnpj e endereço
alô meu inss
simulador de portabilidade de emprestimo consignado