A espera pela restituição do Imposto de Renda (IR) pode ser um período de ansiedade para muitos contribuintes. Este ano, com relatos de atrasos principalmente envolvendo pagamentos via Caixa Econômica Federal, a situação tem gerado ainda mais nervosismo entre os contribuintes.
Dessa forma, saiba mais informações sobre as reclamações dos usuários quanto ao atraso e se a situação já foi regularizada. Continue lendo!
Quais foram os motivos que levaram ao atraso no pagamento da restituição do IR pela Caixa?
Segundo a Caixa Econômica Federal, o atraso no pagamento do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda ocorreu por problemas técnicos no processamento das informações. A instituição disse que está trabalhando para resolver as questões o mais rápido possível e garantir que os pagamentos sejam efetuados.
Além disso, a Caixa confirmou o problema ao UOL e informou que a situação está normalizada. O banco declarou que o crédito via Pix do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está regularizado e disponível nas contas da maioria dos clientes.
Ainda em nota, a instituição financeira afirmou que está empenhada na resolução dos demais casos e orienta os clientes a acompanharem o crédito por meio de extratos de conta em aplicativos ou Internet Banking. Confira abaixo algumas reclamações de usuários.
Como mudo de banco para receber o reembolso?
Na verdade, a Receita Federal permite que o contribuinte escolha a instituição bancária por meio da qual deseja receber a restituição do IR. Para isso, é imprescindível marcar uma consulta no site do Banco do Brasil. Este processo está disponível para que você possa indicar uma nova conta, seja ela corrente ou poupança.
Para alterar o meio pelo qual o contribuinte deseja receber sua restituição, basta acessar o portal do Banco do Brasil e procurar a opção relativa ao agendamento do crédito de restituição. É necessário fornecer a chave Pix, que deve ser o CPF, garantindo assim que o depósito ocorra diretamente na sua conta, sem intermediários.
Fique atento às regras de reembolso
Portanto, é importante lembrar que esta operação não pode ocorrer em contas de terceiros, nem em contas salário. No caso de contas conjuntas, ambos os titulares poderão indicar a mesma conta para recebimento, desde que ambos sejam contribuintes com direito à restituição. Este método simplifica o processo para casais e famílias, facilitando o acesso às respectivas declarações fiscais.
Veja também:
Governo quer restringir utilização do PIS/Cofins; entenda agora
Além disso, caso haja algum problema ou dúvida durante o processo de agendamento ou recebimento, a Receita Federal e o Banco do Brasil dispõem de canais de apoio aos contribuintes. Esses canais podem ser acessados diretamente por meio de seus sites ou por telefone.
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com
qual melhor banco para receber benefício do inss
banco da familia simulação emprestimo
telefone consignado itaú
salvador tempo agora
simular aposentadoria prefeitura rj
como cancelar um empréstimo consignado
o que é credito consignado itau
banco pan login correspondente
banco pan segunda via de boleto
celular de idoso com whatsapp